sábado, 1 de maio de 2010

As instituições sociais

Introdução

As instituições sociais são um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. A instituição não existe isolada das outras. Todas elas possuem uma interdependência mútua, de tal forma que uma modificação numa determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.
As instituições sociais servem como um meio para a satisfação das necessidades da sociedade. Nenhuma instituição surge sem que tenha surgido antes uma necessidade. Mas, além desse papel, as instituições sociais cumprem também o de servir de instrumento de regulação e controle das atividades do homem.
As principais instituições sociais são: família, religião, econômica, política, educação e recreação.

As instituições sociais

A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos (que dele participam).

As instituições são conservadoras por essência, quer seja:

A família, a escola, o governo, a polícia, ou qualquer outra instituição, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.

Instituições familiares

A família é a primeira e mais importante instituição social à qual o indivíduo faz parte, e de suma influencia na sua formação.
Como instituição, refere-se à orientação e à regulamentação das relações de parentesco, da procriação e da transmissão dos componentes interpessoais básicos da sociedade.
No seio da família o indivíduo é orientado, recebendo a educação, os valores e principalmente a ética, princípios indispensáveis para que o mesmo seja capaz de se desenvolver com solidez de caráter e honestidade na sociedade e em outras instituições, como a escola, que depois da família é o segundo meio social mais determinante na formação cívica das pessoas.

Os principais tipos de família são:

a monogamia
(união de um homem com uma mulher),

a poligamia
(união de um homem com duas ou mais mulheres),

a poliândrica
(união de uma mulher com dois ou mais homens).

Instituições escolares

A educação constitui uma instituição universal pelo fato de que em todas as sociedades é necessário garantir a transmissão das normas, dos valores, dos símbolos e das crenças.
Educação tribal e educação moderna.

Instituições econômicas

As atividades econômicas são institucionalizadas à medida que são explicadas por crenças, legitimadas por valores e reguladas por normas.
Assim, em todas as sociedades, para a produção, a circulação, a distribuição e a troca de bens, existem crenças, valores, normas e papéis determinados.
(Ex: Capitalismo, Feudalismo e Esclavagismo).

Instituições políticas

A finalidade explícita das instituições políticas é o controle social. As instituições políticas podem ser compreendidas como todo órgão destinado a incorporar física e juridicamente as regras que reagem o jogo político. São elas Poder Executivo, Poder Legislativo, Sistema Partidário, Regras Eleitorais, e tudo que está relacionado a atividade política, que uma vez reconhecida como legítima e corriqueira, se torna institucionalizada.

Instituições religiosas

As instituições religiosas dizem respeito às relações que os homens estabelecem com o sobrenatural, ou seja, com o que está além da observação.
A religião é uma das instituições mais importantes para a organização social, devido ao seu conteúdo moral.
As crenças e os valores religiosos são fatores muito poderosos de formação de atitudes.
A religião, por esse motivo, é um dos mais fortes componentes do caráter, do modo de ser de qualquer povo.

Considerações finais

A importância de cada instituição social é relativa.
Nas sociedades tribais, por exemplo, as instituições econômicas são menos importantes do que as instituições da família e da religião.
Nas sociedades urbano - industriais do presente, as instituições econômicas apresentam uma importância maior do que nas sociedades tribais.

6 comentários:

Ana Paula disse...

Parabéns!!! Adorei o conteúdo mto bm expliado e elaborado!!!

Unknown disse...

Obrigada

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Mto bom o seu conteudo , me ajudou em minha pesquisa

Anônimo disse...

o artigo e otimo + vc deveria pelo menos parafrasear pelo menos poderia dizeer q tinha alguma autoria sua
plagio e crime.....

Abreu disse...

Muito Obrigado, tenho meu trabalho de sociologia pronto!!!