terça-feira, 13 de abril de 2010

Estações do ano

Porque será que o ano é dividido em estações? É o que vamos descobrir.
_____________________________________

Todos os planetas do sistema solar, incluindo a Terra, se deslocam ao redor do Sol. Esse movimento é chamado de translação, ou órbita. A volta completa da Terra ao redor do Sol leva 365 dias, ou um ano.
A Terra é dividida em duas partes: os hemisférios Norte e Sul. Eles são determinados por uma linha horizontal imaginária no centro da Terra, a Linha do Equador. Ao longo do ano, à medida que nosso planeta dá a volta ao redor do Sol, esses hemisférios recebem alternadamente porções desiguais de luz e calor. Quando é verão no Hemisfério Sul, é inverno no Norte, e vice-versa. No verão, ao contrário do inverno, os dias são mais longos e as noites, mais curtas.
____________________________________

Interferência na natureza

As estações do ano interferem muito na vida dos vegetais. A maioria das frutas, por exemplo, necessita do calor para se desenvolver. Como o Brasil é muito grande e sempre há tempo quente em muitas de suas regiões, durante todo ano há diversas frutas à disposição. Já nos países frios as frutas cultivadas são típicas de lá, como a maçã, o pêssego e a cereja.
____________________________________

O movimento da Terra

O caminho que a Terra faz ao redor do Sol, a translação, tem a mesma velocidade a cada segundo e acontece de forma oval, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio.
Na ilustração acima, você pode observar que os hemisférios Norte e Sul recebem quantidades diferentes de luz e calor porque a Terra tem um eixo vertical, também imaginário, inclinado em relação ao Sol. Imagine que uma bola de isopor fosse a Terra, e você colocasse no centro dela uma agulha de tricô. A agulha seria o eixo. Esse eixo inclinado faz com que, dependendo da época do ano, um hemisfério fique mais próximo do Sol e o outro mais distante. A parte mais próxima vai receber mais luz e calor que a outra. É isso que define as estações do ano.

Inverno

Devido à maior distância de um dos hemisférios da Terra em relação ao Sol, em razão da inclinação do eixo, o inverno é a estação do ano em que os dias são mais curtos e as noites, mais longas. Nas regiões próximas à Linha do Equador, como no Norte e no Nordeste brasileiros, quase não existem dias frios no inverno, mas chuvas. Nos estados do Sul e Sudeste, as chuvas são raras no inverno e em alguns locais mais altos, como nas serras gaúchas, chega a nevar. No Brasil, o inverno dura de 21 de junho a 23 de setembro.

Primavera

Nessa estação, que antecede o verão, os dias vão ficando mais longos do que as noites e também começam a esquentar. As flores aparecem com mais intensidade, já que a temperatura se torna bastante agradável, ideal para a maioria delas. A primavera começa no dia 23 de setembro e termina em 22 de dezembro.

Verão

Na maior parte do mundo, verão é sinônimo de sol e calor. No Brasil, ele começa no dia 22 de dezembro e termina em 21 de março e costuma ser bastante quente. Outra característica dessa estação em nosso país é a ocorrência de muitas chuvas, especialmente nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Outono

Nessa estação, o clima torna-se mais ameno, até com certo frio. No começo do outono, as folhas das árvores tornam-se amarelas. À medida que a estação avança, elas começam a cair, pois as árvores se preparam para receber o inverno. O outono dura de 21 de março a 21 de junho.
___________________________________

A rotação terrestre

O movimento que a Terra faz ao redor de si mesma dura 24 horas, ou seja, um dia. Nesse período, a quantidade de luz que um hemisfério recebe depende da inclinação do eixo terrestre. Se a parte norte do planeta estiver mais próxima do Sol, com certeza ela terá mais de 12 horas de luz solar em um dia. Já na parte sul, serão menos de 12 horas
Mas existe outro fator que interfere nesse número de horas: a proximidade das regiões com os extremos da Terra, os pólos. Isso também ocorre devido à inclinação do eixo terrestre. No verão do Hemisfério Norte, por exemplo, o Pólo Norte recebe iluminação constante, tendo quase 24 horas de luminosidade. Nesse mesmo período, o Pólo Sul tem inverno e quase não recebe luz.
____________________________________

Inverno o ano inteiro

Existem algumas regiões do nosso planeta que têm praticamente apenas uma estação do ano, o inverno. Isso acontece nos pólos porque eles se localizam nos extremos da Terra.
Nos seis meses do ano em que recebem luz solar, o calor do Sol não é suficiente para aquecer esses locais. Lembre-se de que a Terra é inclinada e é na parte central que o calor chega com maior intensidade.
Na Groenlândia, no Alasca e na Antártida, o frio abaixo de zero é constante. No verão, o calor que chega a esses lugares apenas derrete um pouco do gelo. Nesses locais, o inverno mantém a escuridão quase 24 horas por dia, por seis meses. Nos outros seis meses, porém, quase sempre é dia claro.
Paisagem sempre branca - Nos extremos do planeta, o frio e a neve estão presentes o ano todo.
_____________________________________

Influenciando o clima na Terra

Há outros fatores, além da emissão de luz solar e da inclinação do eixo terrestre, que influenciam e ajudam a determinar as características do clima em certas regiões do planeta.
O relevo, que é a diferença de nível entre as regiões na superfície terrestre, é um deles. O fenômeno El Niño é o outro. Este é o nome dado ao aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico e de sua atmosfera. Esse fenômeno percorre o eceano e interfere no clima de várias partes do mundo, até do Brasil, onde causa alguns dias de muito calor no inverno, por exemplo.
O homem também interfere no clima, quando provoca queimadas ou destrói florestas. Isso gera aumento na temperatura do planeta, o que muda as condições ambientais.
Mudanças graves - A destruição das florestas pode ressecar e destruir um solo.
____________________________________

As zonas climáticas da Terra
Climas diferentes -Cada zona climática do planeta tem um tipo de clima.

Nosso planeta apresenta vários tipos de clima, definidos de acordo com a incidência de mais ou menos raios solares e calor. Eles são divididos em linhas imaginárias, que formam as chamadas zonas climáticas. A intertropical é a mais quente, pois fica na parte central do globo terrestre. Ela se localiza entre o Trópico de Câncer (linha imaginária no Hemisfério Norte) e o Trópico de Capricórnio (linha imaginária no Hemisfério Sul). A maior parte do Brasil e da África está nessa zona. Nela, há pouca diferença entre as estações do ano.
Floresta equatorial - Esse tipo de vegetação é encontrado no Brasil e na África.

Duas são as zonas temperadas do planeta: uma situa-se entre o Trópico de Cancêr e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte. A outra fica no Hemisfério Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Na maior parte das regiões temperadas, como nos Estados Unidos, no Canadá e no Uruguai, o verão é bem quente, e o inverno bastante frio, com muita neve.
Há também as zonas frias, ou glaciais: uma fica acima do Círculo Polar Ártico e a outra, abaixo do Círculo Polar Antártico. Nelas, o inverno dura quase o ano inteiro.
Floresta temperada - Essa floresta é típica de Canadá e dos Estados Unidos.
___________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - Ciências Humanas - Geografia

Nenhum comentário: