terça-feira, 6 de abril de 2010

Teatro de bonecos

Você já pegou um boneco, de pano, papel ou de qualquer outro material, e lhe deu movimento, inventando histórias e brincadeiras divertidas para ele? Desde a Antiguidade o ser humano dá movimento a bonecos, imitando situações do dia-a-dia. Saiba um pouco mais sobre esta forma de arte.
____________________________________

Um boneco pode apresentar um ser humano, um animal ou seres imaginários. Quando é movimentado por alguém, ele se torna animado. Existem várias formas de animação, que podem ser feitas no teatro, na rua ou então diante das câmeras, na televisão e no cinema. A animação é parte muito importante em uma apresentação de bonecos. Muitas vezes o público esquece que há pessoas controlando-os ou então vestindo fantasias. Nessas ocasiões, os personagens parecem ganhar vida própria.
____________________________________

Personagem popular

O Polichinelo é um dos personagens mais famosos da história do teatro de bonecos. Sua fama começou apartir do século XVII, na Itália, quando o teatro se tornou popular. Ele tem nariz e barriga grandes, é corcunda e usa roupas bastante coloridas. Geralmente ganha uma voz fina e alta.
___________________________________

Movimentação de bonecos

A pessoa que movimenta o boneco é chamada de bonequeiro. A animação de bonecos pode ser feita de várias maneiras. O que vale é a criatividade e a habilidade de quem a faz.
Ao longo do tempo é o teatro que mais tem explorado a movimentação de bonecos, uma forma de arte bastante antiga.
Bastam alguns pedaços de pano ou de madeira, às vezes fios ou varetas, e uma história interessante para fazer um bom espetáculo.
As apresentações com os bonecos não precisam ser feitas necessariamente em um teatro. Elas podem ser realizadas em cenários improvisados ao ar livre, em ruas ou em escolas.
Conheça alguns tipos de bonecos com os quais se podem fazer divertidas peças teatrais.

Marionete

é um boneco de madeira, pano ou outro material, que fica suspenso por fios fixados em uma trave. Eles ficam presos na cabeça, nas mãos, nos joelhos e nos pés do boneco e, por meio deles, o bonequeiro o movimenta.

Boneco de sombra

O teatro com bonecos de sombra é considerado a principal forma de arte de Java, uma das ilhas da Indonésia. Ele existe desde o ano 100 e os bonecos são feitos de couro. Uma iluminação especial, com lamparinas, candelabros ou velas, produz o efeito das sombras. A movimentação é feita por vareta ou pela própria mão do bonequeiro, uma pessoa muito respeitada.

Boneco de vara

Esse tipo de boneco é controlado por varas ou varetas amarradas a seu corpo. Os mais simples podem ter apenas um cabo de vassoura ligado à cabeça. Os mais trabalhados tem varas na cabeça, nos braços e nas pernas, e precisam de várias pessoas para manipulá-los.
__________________________________________

História antiga

Na antiguidade já existiam atores que seguravam alguns bonecos controlados por fios e contavam histórias. Na Idade Média, a Igreja adquiriu muito poder e, por isso, os espetáculos teatrais abordavam apenas assuntos religiosos.
No século XVI muitos países europeus proibiram os espetáculos teatrais, pois suas histórias eram consideradas indecentes. A exceção foi o teatro de bonecos, que desse modo passou a ser um dos poucos divertimentos permitidos ao povo naquela época.

Marote

Esse tipo de boneco é como uma luva que a pessoa põe na mão. O marote pode ter forma de bicho ou de gente. Geralmente a pessoa que o manipula mexe apenas sua boca.

Boneco de vestir

É uma fantasia que a pessoa veste. Nesse caso a interpretação do ator é muito importante, pois quanto melhor ela for feita, mais real o boneco parecerá. Você pode ver esse tipo de boneco em eventos esportivos, shows especiais e até nas ruas, em datas especiais.

Fantoche

É um boneco de tecido que o ator/manipulador põe na mão. É preciso ser bem ágil para controlá-lo, pois com dois dedos se moviementam os braços do fantoche, e com outro se mexe a boca e a cabeça do boneco.
__________________________________________

Os bonecos no Oriente

O teatro de bonecos existe na China desde cerca de 1.000 a.C. Nessa época havia um bonequinho muito famoso, chamado Mestre Yan. Os relatos desse período afirmam que seus bonecos eram contruídos com perfeição.
Há uma história segundo a qual Mestre Yan teria sido convidado pelo rei chinês para uma apresentação. Durante o show, um de seus bonecos teria piscado de modo tão real para a esposa do governante que este condenou o boneco à morte.
No Japão o teatro de bonecos existe desde o século VIII. Uma de suas formas é o Bunraku: três pessoas controlam um boneco, que chega a um metro e meio de altura. Para que a movimentação seja perfeita é preciso muito ensaio.
______________________________________________

Bonecos no Brasil

Em nosso país um dos tipos de teatros de bonecos mais popular é o Mamulengo, comum nos estados do Norte e do Nordeste. Ele ganhou esse nome porque quando começou a ser apresentado em Pernambuco, no final do século XIX, as pessoas da região diziam que os artistas precisavam ter a "mão molenga", ou seja, mole. Elas se referiam à técnica para mexer os fantoches.
Geralmente as histórias são interrompidas por um apresentador esperto e contador de vantagens e que é um dos personagens mais conhecidos. Ele recebe nomes diversos, como Professor Tiridá, Benedito ou Simão.
Em Pernambuco, na cidade de Olinda, há outra forma de apresentação de bonecos: o desfile de bonecos gigantes. Ele é a principal atração do Carnaval. O Homem da Meia-Noite e a Mulher do Meio-Dia formam o casal mais famoso do evento.
Mamulengos - Os bonecos são feitos a mão e ganham diferentes formas.
_________________________________________

Teatro, televisão e cinema

A partir do século XVIII o teatro de bonecos começou a ganhar enorme popularidade na Europa. Peças de autores famosos, como do inglês William Shakespeare (1564 - 1616) e do francês Molière (1622 - 1673), foram encenadas principalmente por marionetes. Mas, aos poucos, essa fórmula cansou os espectadores, que deixaram de comparecer aos espetáculos. Para conseguirem sobreviver, os manipuladores de bonecos abandonaram as casas teatrais e os salões e passaram a atuar nas ruas, praças e feiras. Desse modo o teatro de bonecos tornou-se ainda mais popular.
Com o surgimento do cinema, no final do século XIX, e da televisão, pouco antes da metade do século XX, os espetáculos de bonecos ganharam outros palcos para aparecer.
Uma das turmas de bonecos mais famosas é a dos Muppets, criada pelo norte-americano Jum Henson no final dos anos de 1960. Eles estrelaram vários filmes e programas, como os Muppets Show, que pode ser visto até hoje na televisão a cabo, e o Vila Sésamo.
A partir da década de 1980 o avanço da tecnologia permitiu a criação de novas técnicas de animação de bonecos. No filme Gremlins, por exemplo, os monstrinhos que se multiplicavam sem parar eram inteiramente comandados por controle remoto. Na mesma época, o filme ET, o Extraterrestre conquistou o mundo. O personagem principal era um extraterrestre, na verdade uma fantasia vestida por um ator.
ET - O extraterrestre do cinema era interpretado por um ator que vestia a fantasia.

Já no seriado de TV A Família Dinossauro, atores se vestiam com os bonecos, mas os movimentos de suas cabeças eram todos feitos por controle remoto.
Muppets - Na década de 1960, eles eram controlados por fios. Hoje, por computadores.
______________________________________________
Fonte: Coleção para Saber Mais Recreio - Artes - Bonecos

Nenhum comentário: