domingo, 6 de junho de 2010

O golfinho-nariz-de-garrafa

Ordem: Cetacea
Família: Delfins
Gênero: Tursiops
Espécie: Tursiops truncatus

O Golfinho-Nariz-de-Garrafa pode ser encontrado principalmente nas águas temperadas e tropicais do Atlântico e nos mares adjacentes, preferindo as águas costeiras rasas e quentes. Também é possível encontrá-lo perto do Havaí e da Flórida.

Estatísticas


Estado: Comum
Unidade Social: Variável
Comprimento: 1,9 m-4 m
Peso: 500 kg
Maturidade Sexual: Fêmea: 5-12 anos; Macho: 9-13 anos
Época de acasalamento: Março e abril
Período de gestação: 12 meses
Número de crias: 1
Intervalo de procriação: 2-3 anos
Dieta: Variada gama de peixe e marisco
Longevidade: 12-40 anos, podendo atingir os 50 anos.

Localização

Dentes fortes

Os golfinhos-nariz-de-garrafa agarram o peixe com os seus 18-27 pares de pequenos dentes cônicos, em ambas as mandíbulas.
Nascido para deslizar

Os golfinhos-nariz-de-garrafa possuem corpos aerodinâmicos, em forma de torpedo, que lhes permitem deslizar rapidament através das águas do oceano. A sua gama de cores vai desde creme a cinza ou mesmo preta.
Geralmente, a barriga é mais clara que o dorso.

As marcas especiais na pele ajudam os golfinhos a camuflarem-se de potenciais predadores.

A cauda tem dois remos, denominados lobos, que o impulsionam através da água.

As comunicações são efetuadas por meio de uma gama de sons emitidos a partir da bolsa nasal localizada na testa.

Espécies próximas
Outros membros da família incluem: o golfinho do Pacífico (Lagenorhyncus obliquidens). Com cabeça achatada, barriga cinza-clara e grande barbatana dorsal; o golfinho-de-risso (Grampus griséus), identificável pela sua grande cabeça sem bico; o golfinho-de-focinho-branco (Lagenorhyncus albirotris), um grande acrobata e exímio nadador com um extenso bico.

Mito ou Fato

Diz-se que Poseidon, o deus do mar dos gregos, atribuiu ao golfinho um lugar entre as constelações, por um deles ter salvo o bardo Arion de morrer afogado. Existem histórias extraordinárias sobre golfinhos que ajudam nadadores, mas isso é puramente acidental: na verdade, os golfinhos apenas gostam de empurrar os objetos enquanto nadam.
Nadando com o Brincalhão dos oceanos

Este mamífero aquático altamente inteligente, a quem se atribui o salvamento de muitos náufragos no meio de destroços, sempre foi tido como um dos melhores amigos do homem no oceano. O maior dos golfinhos-de-focinho deve o seu nome ao seu bico comprido, que lembra um gargalo de uma garrafa. Crê-se que os golfinhos-nariz-de-garrafa são muito inteligentes e vivem em grupos sociais. Comunicam-se uns com os outros utilizando silvos distintos, cliques e linguagem corporal.

Amor de mãe

A principal época de acasalamento é entre março e abril. Os golfinhos juntam-se nesse período, por um breve espaço de tempo, em que o macho demonstra preferência pela companhia de determinada fêmea. A corte pode ser violenta, com muitas cabeçadas pelo meio. As crias nascem no pico do verão em águas européias e entre fevereiro e maio na Flórida. A ligação entre a mãe e a cria é tão forte que já se testemunhou mães trazendo crias mortas à superfície, como que se quisessem ajudá-las a respirar.

A mãe e a cria permanecem juntas até esta ter quatro ou cinco anos de idade.

Perigo debaixo do mar

Apesar de ainda existirem em um número grande, os golfinhos-nariz-de-garrafa têm sido virtualmente erradicados de alguns lugares. São caçados em razão de sua carne ou outros produtos em todo o mundo. No Pacífico, é comum afogarem-se em redes de pesca ao atum, apesar de já serem utilizadas redes “amigas” dos golfinhos.
Recentemente, surgiu a preocupação sobre o ruído marinho provocado pelo homem, tal como o sonar dos navios, que interfere na capacidade das baleias e dos golfinhos se alimentarem, orientarem e se comunicarem. As provas mostram que o sistema de detecção dos submarinos militares, em que provas mostram que o sistema de detecção dos submarinos militares, em que é utilizado um sonar ativo de baixa freqüência, enche os mares de ruído que ameaça a sobrevivência dos golfinhos e das baleias, destruindo-lhes a audição ou causando-lhes hemorragias nos pulmões e ouvidos.

O acrobata dos mares

Os golfinhos-nariz-de-garrafa viajam em grupos familiares de um a dez indivíduos, em regiões costeiras, e por vezes até 25, em alto-mar, apesar de já se terem registrado grupos de 500 elementos. Dentro desses grupos, é comum passarem o tempo com os seus companheiros favoritos. As fêmeas e as crias pequenas andam normalmente juntas, tal como os machos. É possível avistar o golfinho-nariz-de-garrafa acompanhado a onda da proa dos navios fazendo piruetas, podendo sair vários metros para fora d’água.
Dormem cerca de oito horas por dia e nadam a uma velocidade de cerca de 20 km/h, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300m. Os machos lutam ferozmente pelas fêmeas durante a época de reprodução.
Um golfinho-nariz-de-garrafa sata d'água e faz uma pirueta para respirar e também se comunicar com os seus parceiros.

Caçadores inventivos

Em liberdade, os golfinhos-nariz-de-garrafa alimentam-se de cerca de 8 a 15 kg de lulas, camarões, enguias e outros peixes, por dia. Caçam freqüentemente em grupo, encurralando pequenos peixes e capturando os que saem do cardume, em algumas águas, seguem os barcos de pesca para se banquetearem com as sobras. As técnicas de caça dependem muito da localização. Na Carolina do Sul, nos EUA, por exemplo, os golfinhos perseguem o peixe até a costa e empurram-no para a praia, capturando-o. No entanto, no Golfo do México, já foram evitados golfinhos que jogam as suas presas ao ar com os lobos das caudas, para as atordoarem e depois capturem-nas à superfície. Alguns pesquisadores acreditam que estes conseguem atordoar as presas emitindo ruídos altos.
______________________________________
Fonte: O texto e algumas imagens foram retirados de uma cartilha.

Nenhum comentário: