segunda-feira, 28 de junho de 2010

O tigre de Bengala


Ordem - Carnívoro
Gênero - Pantera
Família - Felinos
Espécie - Panthera tigris tigris

Grande parte dos tigres de Bengala vive na Índia, e uma menor parte em Bangladesh, Nepal, Butão e Mianmá Ocidental (Burma). O tigre branco é uma variante de cor do tigre de Bengala e é muito raro encontrá-lo em liberdade.


Estatísticas

Estado - Em vias de extinção
Unidade Social - Individual
Comprimento - 1,4 - 2,8m
Cauda - 60cm - 1m
Altura dos quadris - 90cm - 1m
Peso - Até 220 kg
Maturidade Sexual - Fêmea: 3-4 anos; Macho: 4-5 anos
Época de Acasalamento - Novembro a abril
Período de Gestação - 95 -112 dias
Número de crias - 2-4
Intervalo de procriação - 2- 2 1/2 anos
Dieta - Veado, búfalo, javali, gauro e macaco
Longevidade - Até 26 anos em liberdade

Localização
Identificação e força
As manchas brancas por trás das orelhas ajudam os outros tigres a identificá-lo na escuridão da selva, enquanto os seus quadris musculados e as suas pernas dianteiras foram concebidos para proporcionar força máxima para atacar as presas.

As potentes pernas traseiras - permitem-lhe saltar grandes distâncias.

Maxilares poderosos - armados com compridos dentes caninos, para morder e matar as presas.

As patas enormes - podem abater uma presa em um só golpe. As garras letais podem retrair-se ou virar para trás enquanto anda, a fim de não partir as pontas.

Espécies Próximas

As espécies mais próximas do tigre incluem o leão (Panthera leo) e o jaguar (Panthera onca). O tigre de Bengala (Panthera tigris tigris) é a mais comum das cinco sub-espécies de tigre ainda existentes. As outras sub-espécies são o tigre da Sumatra (Panthera tigris sumatrae), o tigre da Sibéria (Panthera tigris altaica), o tigre da Indochina (Panthera tigris corbetti), e o tigre Caspiano (Panthera tigris virgata).

Mito ou Fato

Os nativos de Sundarban evitam um ataque de tigre usando uma máscara com uma face na parte traseira da sua cabeça, uma vez que os tigres costumam atacar por trás. Na região hindu, a deusa Durga aparece montando um tigre.

Homenagem ao Rei da Selva

Poderoso e astuto, o tigre é o animal de maior porte, o mais pesado da família dos felinos e muito temido por outros animais e humanos. O tigre de Bengala tem o clássico pêlo cor-de-laranja e preto. Patrulha o seu próprio território e gosta de caçar sozinho, perseguindo a sua presa ou matando-a em emboscada. De uma força imensurável, consegue abater animais muito maiores que ele próprio. Outrora muito comum na Ásia, o tigre de Bengala está agora restrigindo a pequenas áreas da Índia e países vizinhos.

Assassino silencioso
Um tigre depende da sua astúcia para apanhar a sua presa. Possui visão e audição muito apuradas que o ajudam a localizar os animais no escuro. Os tigres caçam animais de grande porte, como veados e javalis, que constituirão a sua alimentação de vários dias. Movem-se furtivamente à volta de suas presas, invisíveis, e só atacam quando estas estão a menos de 20m. O stigres matam as suas presas mordendo a parte traseira do pescoço ou a garganta destas e arrastando-as para a densa mata a fim de comê-las. Depois de saciados, escondem a carcaça com folhas, para continuarem a refeição mais tarde. Os tigres machos podem comer até 40kg de carne em uma única refeição.

Sozinho em casa
Os tigres machos atraem as fêmeas com rugidos e marcações de cheiros. Ao longo de dois dias apenas, um casal de tigres é capaz de se acasalar até cem vezes. A fêmea dá à luz as suas crias em uma caverna. Cria-as sozinha, amamentando-as até atingirem os seis meses de idade. As crias aventuram-se para fora da caverna e começam a comer carne quando atingem oito semanas de idade. À medida que as crias crescem, a fêmea terá de caçar mais frequentemente, mas nunca se afastando demais. As crias estarão preparadas para caçarem sozinhas quando tiverem um ano de idade, mas continuam junto da sua mãe até terem dois anos de idade. Quando as crias atingem os dois meses de idade, já podem se aventurar para fora de sua caverna.

Amantes da água
Na perseguição das suas presas, os tigres podem mergulhas em lagos.
Os tigres adoram a água e é frequentemente vê-los tomar banho ou refrescar-se em rios e poças de água durante a parte mais quente do dia. Gostam de caçar à noite e descansar durante o dia. A maioria dos tigres vive sozinho, apesar de às vezes as mães com crias pequenas ou jovens tigres gostarem de caçar em grupo. Um tigre macho pode dominar um território com uma área de até 100km², definindo as suas fronteiras com marcações de cheiro, excrementos e marcas de arranhões em pedras ou árvores. Esses sinais informam ou outros tigres sobre o seu sexo e tamanho, bem como o seu território. Os tigres comunicam-se por rugidos e gemidos. Defendem ferozmente o seu território contra os machos rivais, mas toleram infiltrações de algumas fêmeas de menor porte.

Uma população em extinção
No último século, o número de tigres de Bengala vivendo na selva passou de 10mil para 4mil. As principais ameaças são a perda do seu hábitat, a caça ilegal, a diminuição de
presas e o comércio de partes do tigre para a fabricação de medicamentos orientais. Grande parte dos tigres de Bengala vive agora em áreas protegidas da Índia. Em muitos países foram organizadas equipes de combate à caça ilegal e está em bigor uma proibição de comércio de produtos provenientes do tigre.
__________________________________________

Fonte: O texto e algumas imagens foram retirados de uma cartilha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei essa sua explicaçao sobre o tigre de bengala.Aliais ele é mesmo O Rei da Selva nao o leao parabens.A tigresa é uma otima rainha da selva e otima mae eu sou sara ranielle ok.tchau