domingo, 6 de junho de 2010

México, América Central e Antilhas

É uma das regiões do planeta mais visitadas por turistas. Ela tem, ao mesmo tempo, paisagens de cartão-postal e uma enorme riqueza cultural, mas também poucos recursos econômicos.
_________________________________________

O México faz parte da América do Norte, mas identifica-se muito mais com alguns países da América Central e das Antilhas, porque suas histórias e populações são parecidas. Ao leste da América Central, localiza-se o Mar das Antilhas, também chamado de Mar do Caribe. Nele existem centenas de ilhas. As maiores são denominadas Grandes Antilhas. Já as menores são conhecidas como Pequenas Antilhas. Espanhóis, ingleses, franceses e holandeses foram responsáveis pela colonização dessa parte do mundo.
______________________________________

Hábitos e tradições

Ritmos envolventes

Uma das culturas mais conhecidas dessa região é a música. Os diversos ritmos de lá fazem sucesso em outros países há tempos.

Reggae – É o estilo de música típico da Jamaica, com bastante ritmo e ginga. Bob Marley, morto em 1981, foi o mais famoso cantor de reggae e ainda hoje tem muitos fãs. Principalmente por causa dele, esse tipo de música espalhou-se pelo mundo e tornou-se bastante popular.

Mariachi – Tocada por um grupo de violeiros e violinistas, é a música tradicional mexicana. Comum no interior do país no século XIX fez sucesso e conquistou as cidades maiores. Hoje existem muitos grupos desse estilo, que incluíram instrumentos como trompetes em seus shows.

Salsa e Merengue – São estilos de música típicos do Caribe. A salsa teve origem em Cuba, no século XX. Já o merengue nasceu na República Dominicana, na metade do século XIX. Os dois ritmos podem ser dançados em pares e exigem muita habilidade das duplas.

_____________________________

População

Mistura de raças

A formação dos povos do México e da América Central resulta da mistura de índios nativos com espanhóis. Já no Caribe, a maior parte da população é negra.

México - A população mexicana descende em sua maioria da mistura de espanhóis com indígenas, maias e astecas. Esses povos, que habitavam a região antes da chegada dos espanhóis no século XVI, eram bastante desenvolvidos e construíram grandes cidades.


Bahamas - Quase 85% da população dessa ilha é negra, descendente dos africanos. Eles foram levados para trabalhar como escravos na época da colonização, primeiro espanhola e depois inglesa. Já a minoria branca descende em grande parte dos colonos ingleses.

Haiti - É uma das ilhas que formam as chamadas Grandes Antilhas. O país, hoje um dos mais pobres do mundo, foi colonizado pelos franceses, que utilizaram escravos africanos para trabalhar ali. Mais de 96% dos haitianos são negros, descendentes desses escravos.

_________________________________

Turismo

Cartões-postais

Essa região do planeta conta com diferentes atrações para turistas. No Caribe, as mais conhecidas são as praias. Já na América Central, a riqueza cultural herdada das antigas civilizações é o ponto forte.

Belas praias – A região do Caribe concentra muita das mais belas praias do mundo. A República Dominicana abriga algumas delas em sua porção leste. É para lá que se dirige a maior parte dos turistas, apesar de o país ser muito pobre.

Surfe – A costa Rica é um dos países da América Central que oferece melhor condição de vida para seus habitantes. Há alguns anos vem ocorrendo o desenvolvimento do turismo, principalmente em suas praias, consideradas perfeitas para a prática do surfe.
Monumentos Maias – Há cerca de 1.000 anos, a cidade mexicana de Chichen-Itzá, na Península de Yucatán, era a capital do Império Maia. Nesse local, a civilização maia ergueu monumentos para poder observar o céu, entre eles a pirâmide de Kululkan. Hoje é um centro turístico.
________________________________

Características locais

Tranquilidade X ritmo acelerado

A agitação da Cidade do México é bem diferente da calmaria das ilhas caribenhas.

Cidade do México - É uma das maiores do mundo e capital do país. Ela tem mais de 16 milhões de habitantes e diversas indústrias, que a tornam bastante poluída. Além disso, os congestionamentos de veículos são constantes e o ritmo de vida é muito corrido.


Martinica – Esta pequena ilha pertence à França e localiza-se no Mar do Caribe, no sudeste da América Central. A maioria de seus quase 400 mil habitantes tem uma boa qualidade de vida, trabalhando principalmente em atividades ligadas à agricultura ou ao turismo.

Aruba – Situada nas Pequenas Antilhas, ao norte da Venezuela, é um dos principais centros turísticos do Caribe, por causa de suas praias. O território, de pouco mais de 90 mil habitantes, pertence à Holanda, de quem recebe ajuda financeira.
____________________________________________

Localização estratégica

Além das belas paisagens, a região do México, da América Central e das Antilhas tem enorme importância econômica: é banhada pelos Oceanos Atlântico e Pacífico, favorecendo a navegação. O clima quente é propício para a agricultura e há várias plantações de frutas, exportadas para diversas partes do mundo.

Canal do Panamá - Foi construído pelos norte-americanos entre 1904 e 1914, permitindo a comunicação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Os estados Unidos mantiveram o controle do local até 1999, quando o passaram ao Panamá.
Agricultura – As frutas e as especiarias são uma das principais fontes de renda das ilhas do Caribe. As mais plantadas são a banana, a cana-de-açúcar, o cacau e a noz-moscada.
Vulcões – A América Central concentra vários vulcões, muitos ainda em atividade. Um deles é o Arenal, ao lado, na Costa Rica.
_________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - América - Atlas

Nenhum comentário: