segunda-feira, 8 de março de 2010

10 dicas de formatação do currículo

E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!

O resumo da ópera é que ao mesmo em que você deseja que seu conteúdo seja lido e entendido, você não quer correr o risco de ser visto como "mais um", ou que seu avaliador tenha a impressão de que você não se aplicou o suficiente na preparação do currículo. Mas você também não pode correr o risco de se destacar negativamente por cometer exageros na sua composição, ou por fazer com que a forma do currículo chame mais atenção do que o conteúdo. Vamos às dicas, que se concentram nos erros comuns que você deve evitar.

1- Não seja "mais um". Fuja dos modelos de currículo pré-fabricados e dos sites que preenchem os currículos automaticamente para você: você não deseja que o seu avaliador veja você como "mais um". Pelo contrário, você quer se destacar, e precisa fazer isso sem perder a linha. Não há problema em consultá-los, estudá-los ou mesmo em adotar algumas ideias deles, entretanto.

2- Não use papéis extravagantes. Se você deseja investir na qualidade do papel de seu currículo, escolha um papel de boa qualidade, mas branco, liso e em formato A4. Peça na papelaria por papel A4, gramatura 90 g/m2. Texturas, cores, marmorização e outros "diferenciais" nem sempre passam a mensagem que você gostaria que passassem.

3- Não inclua uma folha de rosto. É um currículo, e não um relatório escolar!

4- Não desperdice esforços com uma capa ou envelope especiais. Não há nada de errado com eles, mas tende a ser esforço desperdiçado. A não ser que a empresa seja muito pequena, é provável que os currículos sejam recebidos por um setor de protocolo, repassados a alguém que vai colocá-los em uma pasta e só então entregues ao avaliador - e o seu envelope, capa ou invólucro especial tem enormes chances de irem para o lixo nas primeiras duas etapas.

5- Não use fontes Times New Roman, Comic Sans ou uma fonte extravagante. A primeira seria adequada (não há nada de errado com ela), mas como é a fonte padrão de vários editores de texto, tem grande chance de ajudar você a parecer "mais um". A segunda só é adequada para decorações de festas infantis. Escolha um fonte clara, sóbria e com bom legibilidade. Experimente Arial, Georgia, Verdana. Minha preferida é Georgia 10 ou 11.

6- Nada de fontes microscópicas. Seu avaliador pode enxergar mal. Uma fonte bastante legível pode ser reduzida até no máximo 9 pontos. O ideal é não descer abaixo dos 10 pontos. Se a parte essencial do seu texto não couber na primeira página, não tente espremê-la reduzindo a fonte.

7- Use fontes em qualquer cor, desde que seja preto. O uso de fontes em cor cinza é um truque comum para reduzir o "peso" de uma página, mas existe um limite abaixo do qual ele prejudica a ligibilidade. Prefira o preto, ou no máximo um cinza bem escuro (75% ou mais).

8- Sem decoração excessiva. Nada de desenhos, gravuras, ilustrações. Molduras e bordas também devem ser evitadas. Se for usar alguma cor (além do preto), limite-se a apenas uma, e apenas onde houver necessidade de destaque.

9- Fuja de papéis em formato estranho. Seu avaliador vai receber muitos currículos, e terá que guardá-los em um envelope ou pasta. Se o seu for muito grande, não vai caber. Ser for muito pequeno, pode ficar solto, ou ficar entre 2 outros e nem ser lido. No Brasil, use sempre papel em formato A4.

10- Não imprima em formato paisagem. Ninguém quer virar o seu currículo de lado para ler, especialmente se eles estiver grampeado a vários outros, ou fixado em uma pasta. Arranje outras maneiras de ser diferente ;)

Nenhum comentário: