terça-feira, 9 de março de 2010

Processos Cognitivos

1- No conjunto de letras abaixo, há uma palavra da língua portuguesa com três letras. A palavra USE não tem nenhuma letra em comum com ela. ROL tem uma, que está na posição correta. ORA, LEO e RUM tem uma letra em comum, cada uma, com a palavra em questão, mas sempre fora da posição correta. Qual é a palavra?

USE
ROL
ORA
LEO
RUM

Resposta no final da página.
___________________________________________________

2- Numa turma de estudantes, há uma oradora, uma representate dos alunos e a mais bela do colégio. Seus nomes são Iara, Silvia e Tânia, mas não estão necessáriamente nesta ordem. A mais bela, filha única, é também a mais alta. Tânia, que namora o irmão de Iara, é mais baixa que a representante dos alunos. Quem é quem?

Resposta no final da página.
__________________________________________________

3- Cláudia e Cleide receberam cartões contendo números para participarem de um sorteio. O cartão de Cláudia apresentava a numeração 97771 e do Cleide 22810. As regras do sorteio permitiam a combinação de números de, no máximo, 2 cartões diferentes, sendo que a ordem dos números em cada cartão tinha que ser respeitada. O(s) vencedor(es) do serteio seria(m) quem apresentasse primeiro o(s) cartão(ões) premiado(s). O primeiro algarismo do número sorteado é múltiplo de 3; o segundo e o terceiro juntos compõem o número seguinte à solução de 5²+2; e subtraindo o último do penúltimo, o resultado é igual a resposta da multiplicação de 3 com 2.

Considerando os números dos cartões de Cláudia e Cleide, seria possível afirmar que os numeros combinados destes cartões permitiram o recebimento do prêmio? E qual foi o número sorteado?

97771 ----- 22810
Cláudia -----Cleide

Resposta no final da página
___________________________________________________






























Respostas:

1 - MAL

2- Justificativa: Se Tânia é mais baixa que a representante da turma então ela é a oradora, porque a mais bela é alta. Então sobra a Iara e Silva, Iara é a representante porque para ser a mais bela tem que ser filha única. Então Silvia é a mais bela.

oradora - Tânia
representante dos alunos - Iara
mais bela do colégio - Silvia

3 - 92871

Nenhum comentário: