sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tempo de eleições

Toda vez que as eleições se aproximam, o que mais se ouve e se vê são diversos nomes e números de candidatos no rádio, na televisão e em cartazes espalhados pela cidade. Mas para que servem e por que as eleições são tão importantes? É isso o que você vai aprender.
___________________________________

O processo da eleição só é possível porque o Brasil é um país que possui um sistema democrático. Isso quer dizer que é o povo quem escolhe, por meio de voto, aqueles que serão seus representates e irão lutar por seus direitos.
O ato de votar é bastante sério. Nessa hora, as pessoas precisam conhecer muito bem os candidatos, para escolher aqueles que possam realizar o maior número possível de melhorias para a sociedade em geral. Muitas escolas organizam votações para saber qual a preferência dos alunos, como se fosse uma eleição de verdade. Você já participou de algum tipo de eleição em sua escola?
____________________________________

Atenção na escolha

Para conhecer bem um candidato, é preciso avaliar sua proposta do governo e também o que ele já fez no passado. Para saber tudo isso, as pessoas podem acompanhar o noticiário da televisão, do programa eleitoral gratuito também é uma boa opção. Mas, atenção: a maioria dos candidatos promete honestidade se eleito, como se isso fosse um favor para a população e não uma obrigação de todas as pessoas, sobretudo dos políticos.
____________________________________

O trabalho dos políticos

As eleições brasileiras são realizadas para a escolha dos representantes políticos municipais, estaduais ou federais. Os municipais são os prefeitos e os vereadores, que defendem os interesses das cidades. Os estaduais são os governadores e os deputados estaduais. Eles decidem quais caminhos os estados devem seguir. Já os federais são os deputados federais, os senadores e o presidente da República, que tratam das questões relacionadas ao país como um todo.
As eleições em que se escolhem prefeitos e vereadores são chamadas de municipais. Nelas são eleitas as pessoas responsáveis por cuidar dos municípios pelo período de quatro anos.
Os vereadores reúnem-se na Câmara Municipal e devem apresentar propostas de melhoria para o dia-a-dia da cidade, as quais são submetidas a votação, realizada pelos próprios vereadores na Câmara. Se aprovadas, precisam receber outra aprovação: a do prefeito.
Saiba um pouco mais sobre as obrigações dos prefeitos e vereadores.

Prefeito


É ele quem administra a cidade e toma as decisões mais importantes. A realização de grandes obras, a circulação de ônibus, o sistema de saúde e a coleta de lixo, por exemplo, devem ser administrados por ele. Muitas vezes, o prefeito encaminha alguns projetos de melhoria da cidade para que os vereadores analisem. Isso acontece quando esses projetos envolvem grandes custos para a prefeitura. Os vereadores podem aprová-los ou recusá-los.

Vereadores

Cada vereador representa uma região do município e procura realizar melhorias que atendam às necessidades dessa região e de seus moradores. Podem ser, entre outras, a colocação de asfalto em ruas, a contrução de postos de saúde ou a instalação de iluminação em determinada rua.
_________________________________________

Como funciona uma eleição

O processo eleitoral é tão importante que existe uma série de leis para organizá-lo. Algumas delas estabelecem os direitos das pessoas e outras prevêem punições a quem desrespeitá-las.
No Brasil, o voto é obrigatório para todos os cidadãos acima de 18 anos e abaixo de 70 anos. Quem não comparece para votar deve apresentar uma justificativa para a Justiça Eleitoral, o órgão responsável pelas eleições.
Uma das mais importantes leis eleitorais é a que determina o voto secreto. Ninguém é obrigado a falar em qual candidato votou ou vai votar.
Outra lei proíbe a distribuição de propaganda dos candidatos perto dos locais de votação, como camisetas ou "santinhos", aqueles papéis com os nomes e números dos políticos.
Conheça outras características das eleições.

Urna eletrônica

É o instrumento utilizado pelo eleitor para votar. Há poucos anos, utilizava-se uma cédula de papel, que continha os nomes de todos os candidatos. Hoje, todas as cidades brasileiras já tem a urna eletrônica: basta digitar o número do candidato e confirma.

Analfabetos

As pessoas que não sabem ler nem escrever tem os mesmos direitos que as que sabem. Por isso, elas também votam. A única diferença é que os analfabetos não são obrigados a votar.

Idosos

As pessoas com mais de 70 anos também tem direito ao voto mas, do mesmo jeito que os analfabetos e os jovens de 16 e 17 anos, não são obrigados a comparecer para votar.
___________________________________

Cidades, estados e país

Você já sabe que os vereadores e prefeitos atuam nas cidades. Para os estados e para o país, são outros os políticos.
O trabalho dos deputados estaduais é parecido com o dos vereadores. A diferença é que suas ações valem para todo o estado em que eles foram eleitos. Uma lei de Goiás não pode ser aplicada em Pernambuco, por exemplo. As leis estaduais, porém, não podem desrespeitar a Constituição, que reúne as leis máximas do país.
Já o governador é a pessoa que comanda um estado e deve atender a todas as cidades que fazem parte dele.
Os deputados federais e os senadores são aqueles que fazem as leis que valem para todo o Brasil. E o presidente é quem comanda o país.
Câmara dos Deputados - Os deputados federais reúnem-se em Brasília, capital do Brasil, e suas decisões são válidas para todo o país.
_________________________________________

A conquista das mulheres

Durante muito tempo as mulheres do mundo todo não tiveram seus direitos respeitados em várias áreas. A política foi apenas uma delas. Até o começo do século XX, poucos países aceitavam o voto feminino.
A mulher só pôde votar pela primeira vez em 1893, na Nova Zelândia. Depois, foi a vez da Austrália, em 1906. Nos Estados Unidos, um dos países mais avançados do mundo, as mulheres só puderam participar de uma eleição a partir de 1920.
O Brasil quase foi o país pioneiro em relação ao voto feminino, que chegou a ser aprovado na Constituição de 1890. Mas houve muita discussão e no fim acabou recusado. Depois disso, ele só foi reconhecido em 1933. Hoje, as mulheres não apenas votam como também podem concorrer a cargo político, inclusive o de presidente.
Voto feminino - Ao contrário de hoje, em que são obrigadas a votar, antigamente as mulheres eram proibidas de participar da política.
__________________________________________

Os avanços dos sistema eleitoral do Brasil

O Brasil passou por um longo processo até que todas as pessoas pudessem votar para escolher seus representantes. Em uma das primeiras eleições oficiais do país, em 1824, mulheres, homens com menos de 25 anos, padres, índios e escravos eram proibidos de votar. Só homens que tivessem bastante dinheiro tinham direito ao voto.
Nessas épocas a votação não era secreta, mas aberta. Ou seja, as urnas com os votos não eram fechadas. Desse modo, ficava fácil para pessoas desonestas modificar o conteúdo das urnas e fazer com que ganhasse o candidato que lhes pudesse ser mais útil.
Principalmente nas áreas rurais, vigorou durante muito tempo o chamado "voto de cabresto". Homens poderosos dessas regiões tinham seus cadidatos preferidos e obrigavam os trabalhadores do campo a votar neles. Como o voto não era secreto, os trabalhadores que não votassem nesses candidatos sofriam ameaças e até mesmo punições.
A eleição de 1934 foi a primeira em que o voto passou a ser secreto. Nesse ano foi criada a Justiça Eleitoral, para ser o órgão responsável pela organização das eleições.
A partir das eleições de 1989, entrou em vigor a atual lei eleitoral. Por ela, todos os cidadãos acima de 16 anos podem votar.
Para concorrer em uma eleição, as pessoas devem pertencer a um partido, ou seja, uma associação que reúne pessoas com as mesmas ideias políticas. No Brasil, não há restrição quanto ao número de partidos que podem participar de um processo eleitoral.
Voto secreto - No início do século XX, o voto secreto já era reivindicado em campanhas pelo país.
______________________________________
Fonte: Coleção Para Saber Mais Recreio - Ciências Humanas - Eleições

Nenhum comentário: