domingo, 26 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo

Mais um ano se inicia, mais um ano de continuidade, mais um ano
de felicidade, mais um ano de reflexão e reconhecimento.

Mais uma oportunidade de refazer a vida de mudar o rumo
de encontrar a cada novo dia o sentido de viver.

Feliz Ano Novo a todos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Iluminismo

No século XVII, o regime político inglês e as idéias liberais de Locke serviram de base para um grupo de pensadores que receberam o nome de iluministas.
As idéias iluministas influenciaram muito os movimentos revolucionários na França, Inglaterra e nas lutas pela independência nos Estados Unidos e América espanhola e portuguesa.
O iluminismo, também chamado de filosofia das luzes ou ilustração, foi o movimento intelectual desenvolvido na Europa no século XVIII.
Os intelectuais iluministas criticavam o Antigo Regime (nome da sociedade que se formou na Europa nos séculos XV e XVI). Criticavam os privilégios de nascimento da nobreza; o poder absoluto dos reis e o mercantilismo, baseado no monopólio comercial que beneficiava apenas alguns poucos comerciantes.
Defendiam que a razão era a única forma de se chegar ao conhecimento; que através dela se pode descobrir qualquer mistério do universo e de se resolver qualquer problema da sociedade, chegando a uma vida de liberdade e progresso para toda humanidade. As desgraças humanas, a guerra, o fanatismo religioso, os governos autoritários eram causadas pela ignorância, pelo obscurantismo.
Defendiam que as crianças deveriam ser educadas em escolas onde teriam liberdade, carinho e incentivo, despertando a bondade e as qualidades naturais do ser humano.
Acreditavam que os homens são produtos da educação e da sociedade em que vivem e que não há alguém predestinado. Dizia Rousseau: “O homem é bom por natureza é a sociedade que o corrompe.”
A razão deve ser aplicada ao progresso material (uma vida mais confortável) e ao progresso institucional (direitos individuais da pessoa), eliminando a miséria e qualquer tipo de opressão. Ou seja, o progresso significava para eles uma vida melhor para todos.
Defendiam o anticlericalismo, pois a Igreja apenas motivava a ignorância e o preconceito. Queriam a tolerância religiosa e filosófica, onde qualquer pessoa tenha o direito de expressar suas convicções.
Ao invés dos privilégios de nascença garantidos aos nobres, defendiam que todos deveriam ser iguais perante a lei (igualdade jurídica). Admitiam que houvesse diferenças de riqueza, mas que não houvesse tribunais especiais. Essa ideia atendia principalmente aos burgueses, pois apesar de serem ricos, não tinham praticamente nenhuma influência no governo.
Defendiam a liberdade como um direito de cada cidadão e que o Estado não tem o direito de oprimir o cidadão. Essa liberdade foi principalmente usada pela burguesia significava mais uma liberdade comercial.
Os fisiocratas foram os pensadores iluministas de uma corrente econômica chamada de fisiocracia. Defendiam o liberalismo econômico, ou seja, que a economia não pode ter a intromissão do Estado. Seu lema era: “laissez faire, laissez passer” (deixe livre, deixe passar). Na prática, era o vale tudo na economia. Defendiam que a agricultura era a única fonte produtora de riquezas e que outros setores como o comércio e o artesanato eram “estéreis”.
Muitos monarcas absolutistas apreciavam algumas ideias iluministas e adotaram algumas delas, fazendo algumas reformas em seu Estado, sem, contudo, acabar com o absolutismo, o mercantilismo e os privilégios da nobreza. Incentivaram o estudo das ciências naturais nas universidades, alguma liberdade para escritores, apoio às manufaturas e comércio, a abolição da tortura aos presos. Ou seja, eram reforma de “fachada”. Era o despotismo esclarecido que existiu em países como a Prússia, Áustria, Rússia, Espanha e Portugal.
Pensadores iluministas como Voltaire tinha um jeito simples de escrever e que ironizava e ridicularizava a sociedade do Antigo Regime. Dizia: “Posso não concordar com as idéias que dizeis, mas morrerei defendendo o direito de você dizê-las.”
Montesquieu foi um dos criadores da teoria da separação dos poderes, criando o poder executivo, o legislativo e o judiciário como forma de se evitar a concentração e o abuso de poder nas mãos de um governante.
Rosseau em sua obra O Contrato Social mostrou que o Estado vinha da vontade consentida de todos e que os governos foram criados a partir dessa vontade geral do povo e que, por isso, tinham o direito de modificá-los.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Entusiasmo

A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si.

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura), seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. NÃO É O SUCESSO QUE TRAZ O ENTUSIASMO, É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO.

Tem pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão de vida.

Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você.

VOCÊ VERÁ A DIFERENÇA!

(Prof. Ph.D. Luís Marins)

Faça uma escolha

Dê uma boa olhada ao seu redor, e entenda que sua vida – agora mesmo – é o resultado de todas as suas escolhas no passado. Você gosta do que vê? Certamente, você andou muito para chegar até aqui. Você sobreviveu e deu um jeito de estar onde está?

Existem coisas que poderiam melhorar? Provavelmente! Existem lugares que você gostaria de conhecer, coisas que gostaria de fazer? Você consegue imaginar a sua vida sendo ainda melhor, ainda mais gratificante e emocionante do que é hoje?

Então, como chegar lá? Do mesmo jeito, que chegou até aqui, como resultado das escolhas que você fez.

Existem escolhas, e existem escolhas. Geralmente, prestamos muita atenção às grandes decisões: faculdade, casamento, a primeira casa ou apartamento. Mas, freqüentemente, as decisões mais poderosas são as “pequenas”, aquelas que fazemos um dia depois do outro: fazer ou não fazer uma visita, dar aquele telefonema, acordar um pouco mais cedo para fazer exercício, a atitude com que encaramos o dia-a-dia no trabalho.

A qualidade da sua vida é um resultado direto das escolhas que você faz. E cada momento na sua vida é uma escolha. O futuro aproxima-se no mesmo ritmo de sempre. Então preste atenção nas suas escolhas, pois são elas que moldarão ativamente o resto da sua vida.


Ralph Marston

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Reverência ao Destino...

Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por atitudes e gestos o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.

Fácil é demostrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.

Fácil é dizer ” oi " ou ” como vai ? "
Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...

Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo, como uma corrente elétrica, quando tocamos a pessoa certa.

Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.

Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.

Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.

Fácil é perguntar o que se deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.

Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.

Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que somente uma vai te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.
Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.

Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.

(Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 3 de outubro de 2010

França

É um dos países mais desenvolvidos do mundo, além de ser o mais visitado por turistas. Ao longo da história, teve destacada importância nas áreas cultural e política, sendo uma das nações pioneiras no respeito aos direitos humanos. Sua população é de cerca de 56 milhões de habitantes.
_____________________________________

A França possui excelentes solos para plantações, por isso é uma importante nação exportadora de produtos agrícolas e alimenticíos. Sua atividade industrial também é bastante intensa. Ela teve início após a metade do século XIX. Na década de 1920, depois da Primeira Guerra Mundial, foi amplamente modernizada, devido em grande parte à fabricação em série dos automóveis. Nos últimos 150 anos, foi o país europeu que mais recebeu imigrantes, a maioria deles vinda da África.
_____________________________________

Lugares históricos

Paris e redondezas

A capital francesa teve grande importância histórica. Muitos de seus monumentos devem-se a reis, rainhas e imperadores, que viveram na cidade em seus arredores.

Arco do Triunfo

Com 50 metros de altura, começou a ser erguido por ordem do imperador Napoleão Bonaparte, em 1806. Ele quis homenagear seus soldados, que em 1805 venceram a batalha de Austerlitz. Esculturas em relevo em suas colunas mostram cenas da época. A obra só ficou pronta em 1836.

Palácio de Versalhes

Para se ter ideia de seu tamanho, quando ele foi inaugurado, em meados do século XVII, 20 mil pessoas moravam em seu interior. O palácio localiza-se nos arredores de Paris e dispõe de luxuosos e imensos jardins, apartamentos, fontes e esculturas.

Museu do Louvre

O Museu do Louvre possui um dos mais importantes acervos de obras de arte do mundo. Originalmente, era um palácio, que começou a ser construído em 1190. Durante séculos, serviu de moradia a reis e imperadores franceses. A pirâmide central foi inaugurada em 1989.

Torre de Eiffel

Toda de ferro, tem mais de 300 metros de altura e foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel. Ela foi construída para a Exposição Universal, ocorrida no ano de 1889, em Paris. Quando o céu está limpo, é possível avistar de seu topo toda a capital francesa.
______________________________________

Turismo

Praias e castelos

A região do Mar Mediterrâneo é uma das mais procuradas por turistas que visitam a França, especialmente Nice. Já no Vale do Loire, destacam-se os belos castelos.

Nice

Essa cidade fica à beira do Mar Mediterrâneo, é a quinta maior da França e tem o segundo aeroporto mais movimentado do país. Suas praias ficam lotadas de turistas estrangeiros no verão. O carnaval de Nice, que ocorre na mesma época do brasileiro, dura 12 dias.

Vale do Loire

Essa região localiza-se na parte central da França e era umas das preferidas de reis e rainhas do país. Como eles não gostavam de ficar muito empo em um mesmo lugar, mandavam construir castelos nas cidades ao longo desse vale.
________________________________

Tradições

Qualidade reconhecida

A França destaca-se em diversas áreas. Muitos de seus produtos são famosos no mundo todo por sua qualidade.

Queijo

Cada região do país produz determinado tipo deste lacticínio. Os cuidados na produção incluem até grama especial para servir de alimento às vacas e às cabras. Desse modo, elas fornecem um leite mais rico, que serve de base para o queijo.

Moda

Paris é conhecida como o centro da alta costura. Os mais famosos estilistas do mundo tem suas lojas na cidade. A partir dos desfiles que acontecem por lá, são definidas as tendências da moda que serão adotadas no mundo todo.

Perfume

Várias marcas da alta-costura também fazem perfumes. O perfumista é a pessoa mais importante na elaboração da fórmula de um perfume. É ele quem cria a combinação de essências e aromas, utilizando seu ótimo olfato. Um perfume pode ter até 300 essências.

Culinária

A culinária da França é reconhecida e imitada no mundo inteiro. Os principais chefes de cozinha do país recebem altissímos salários para preparar suas criações. Os pratos franceses, além de saborosos, impressionam pela beleza como são apresentados.
_________________________________________

Transporte

Por cima e por baixo da terra

O transporte público da França é bastante eficiente e moderno. Em Paris, quem não dispõe de carro pode chegar a qualquer lugar da cidade utilizando trem ou metrô.

Metrô

O sistema de metrô de Paris é considerado um dos mais organizados do planeta. O início de suas operações aconteceu no ano de 1900. Hoje, existem cerca de 400 estações espalhadas por toda a cidade, muitas delas interligadas com trens.

TGV

TGV é a abreviação para Trens de Grande Velocidade. Eles podem atingir mais de 300 quilômetros por hora e são usados tanto em viagens entre a França e outros países europeus quanto em percursos locais, ligando algumas cidades francesas.
___________________________________________

Aspectos geográficos

Rio, mar e montanha

Alguns dos mais belos locais do planeta encontram-se no território francês. O Rio Sena, uma parte do Mar Mediterrâneo, dos Montes Pireneus e do Canal da Mancha estão entre eles.

Canal da Mancha - Este estreito pedaço de mar situa-se entre a França e a Grã-Bretanha. O Canal da Mancha é bastante movimentado, pois serve de ligação entre as Ilhas Britânicas e o continente europeu.

Rio Sena - Ele corta a cidade de Paris e serve como ponto de referência da capital francesa. Mas não percorre apenas Paris: com mais de 780 quilômetros de extensão, ele nasce no interior da França e deságua no Canal da Mancha.

Montes Pireneus - São uma cadeia de montanhas com cerca de 430 quilômetros de extensão. Eles localizam-se na fronteira da França com a Espanha. Vales, lagos e picos cobertos de neve fazem parte da paisagem dessa bela região da Europa.

Mar Mediterrâneo - O sudeste da França é banhado por ele. As cidades litorâneas dali têm clima quente. Em muitos locais suas águas são cristalinas, perfeitas para o mergulho.
__________________________________

Fonte: Coleção - Para Saber Mais - Recreio - Europa - Atlas

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Frases de reflexão e pensamentos

"A realidade pode até levar os nossos sonhos, mas nunca leva de nós o desejo de se continuar sonhando."

"Cada minuto é um milagre que não se repete".
Rosane Sturm

"Os dois maiores erros de uma estratégia são:
agir antes da hora ou deixar que a oportunidade passe longe."

"Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las. " (Sêneca)

"Mesmo que o trabalho iniciado não dê resultado imediato, não desanime, o progresso é lento e seguro."

“Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Nizan Guanaes

"Algumas pessoas sonham com o sucesso, outras levantam cedo e batalham para alcançá-lo."

"Dizem alguns filósofos que passar conhecimentos é buscar a imortalidade" Um dom supremo.

O grupo

O grupo é assim:

Gente que é gente

E que não sabe que os outros são gente

Como a gente

Com um lado bom e outro ruim.



No grupo tem de tudo:

Botocudo e tupiniquim

Tem falador e tem mudo

Mas ninguém é igual a mim.



Tem doutores e tem tímidos

Agressivos e dominados

Tem mãe e tem filhos

Tem até mascarados.



E o grupo vai girando

Mudando a vida da gente

O calado sai falando

O pessimista contente.



O grupo é com a vida

mas se entra, já vamos indo

Quem ri acaba chorando

Quem chora acaba rindo.



Uma coisa a gente aprende:

Que o outro é como eu

Chora, ri, ama e sente

Mas quase tudo depende da gente !



Que grupo danado! Que vivência atroz !

O eu e o tu se atacam

Mas depois eles se amam

Em benefício de nós.

Fantástica Oportunidade

"Era uma vez uma indústria de calçados aqui no Brasil que desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia.

Em seguida, mandou dois de seus consultores a pontos diferentes do País para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado.

Após alguns dias de pesquisas, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da indústria:

"Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos ".

Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu:

"Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia.

Aqui ninguém usa sapatos ainda."

A mesma situação era um tremendo obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para outro. Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes.

A sabedoria popular traduz essa situação com a seguinte frase:

"Os tristes acham que o vento geme; os alegres e cheios de espírito afirmam que ele canta."

Aí está mais um ALERTA para verificarmos de que maneira estamos passando pela vida, sem esquecer que o mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos, e a maneira como encaramos a vida faz toda a diferença."

Os 10 mandamentos do sucesso

1- Não espere o momento favorável. Crie-o.

2 - A questão vital é saber para o que você é apto.

3 - Concentre toda sua energia numa só finalidade.

4 - Respeite a si próprio e tenha confiança no seu valor.

5 - O trabalho é o caminho seguro para o bem-estar físico e moral.

6 - Apresente-se sempre bem. Nada mais difícil do que desfazer uma má
impressão.

7 - Faça da melhor maneira possível tudo que tiver de fazer. Mais vale
uma coisa bem feita do que 20 mal feitas.

8 - Amanhã é o filho de hoje. Prepare hoje o que quiser gozar amanhã.

9 - Sirvam-lhe de lições os seus erros.

10 - Seja tenaz. Nada se consegue sem tenacidade e coragem.

Bom dia

Mais um dia.
Mais um presente.
Mais um tempo a frente para você fazer o que quiser.
Mais uma chance para o seu talento, para a sua inteligência.
Mais um dia pra viver tudo e usar bem todos os sentidos.
Hoje você transforma os problemas em soluções.
Faz sonhos se tornarem realidade...
Executa planos e dá andamento ao grande projeto da sua vida.
A propósito, qual é o grande projeto da sua vida?
Você tem um?
A premissa de todo projeto deve ser sempre a felicidade,
a sua e a dos outros. Pensando assim, suas realizações terão
um efeito
milagroso na sua vida e se tornarão um marco na sua história.

O dia está aí.
Você sente, logo existe.
Você é.
Você dá.
Você recebe.
Você contribui.
Você aceita.
Você exige.
Você perdoa.

Você faz deste um dia especial.

domingo, 5 de setembro de 2010

Reino Unido e Irlanda

O Reino Unido é formado por Inglaterra, Escócia e País de Gales, que compõem a Ilha da Grâ-Bretanha, e pela Irlanda do Norte, situada na Ilha da Irlanda. O centro administrativo e político de todos esses países é a Inglaterra. Já a Irlanda é uma nação independente.
_____________________________

O Reino Unido e a Irlanda oferecem ótimas condições de vida à maioria de seus habitantes. Há atendimento médico e escolas de boa qualidade gratuitos. A Inglaterra, país que comanda o Reino Unido, acumulou muitas colônias durante sua história e que hoje são países independentes. Ela se relaciona com essas nações por meio da Comunidade Britânica, uma associação de ex-colônias inglesas que mantêm laços de amizade. Sua economia é uma das mais poderosas do mundo, impulsionada pela intensa atividade industrial. A influência inglesa ainda pode ser percebida em todo o mundo, principalmente pelo idioma, o segundo mais falado do planeta.
____________________________

Turismo

História e mistério

Na região do Reino Unido há muitos monumentos históricos importantes, que se transformam em atrações turísticas.

Castelo de Edimburgo - Edimburgo é a capital da Escócia e seu enorme castelo abrigou vários reis e rainhas. Sua localização é estratégica: dele é possível ver tanto o mar quanto as montanhas. Com isso, seus moradores podia avistar a chegada de inimigos. Sua construção iniciou-se com uma capela, no século XI.

Big Ben - Este relógio é um dos principais símbolos de Londres, a capital da Inglaterra. O Big Ben localiza-se em uma torre ao lado do Parlamento inglês, no qual os deputados se reúnem. Ele foi instalado em 1859 e seu sino pena cerca de 13 toneladas.

Stonehenge - No interior da Inglaterra, enormes blocos de pedra estão dispostos em um perfeito círculo. Esse monumento constitui um dos maiores mistérios da história do mundo: não se sabe o porquê de sua construção. Sabe-se apenas que ela foi iniciada em torno de 3.100 a.C.
__________________________________

Esportes

Diversas modalidades

Os ingleses são fanáticos por futebol, o esporte mais popular do planeta. Ao mesmo tempo, eles e os irlandeses adoram esportes que são menos conhecidos pelo mundo.

Críquete - Este jogo de regras complicadas é uma paixão na Inglaterra e nos países colonizados por ela. Basicamente uma pessoa arremessa uma bola para derrubar a baliza adversária, que é protegida por um rebatedor: Uma partida pode durar até seis dias (com intervalo para descanso).

Rúgbi - Tem esse nome porque nasceu na cidade de Rugby, na Inglaterra, na década de 1820. Os jogadores de cada time só podem passa a bola oval para trás e devem marcar gols. Para isso, precisam cruzar a linha de fundo carregando a bola ou chutando-a entre as traves.
Futebol - A Inglaterra é apontada como berço desse esporte, apesar de o Brasil ser considerado o país do futebol. Na Grécia Antiga praticava-se um esporte similar, com um tipo de saco de areia no lugar da bola. Mas as regras do jogo foram definidas na Inglaterra, no século XIX. __________________________________

Tradições

Cultura e política

O Reino Unido tem diversos elementos que o identificam. A família real, as saias escocesas, o teatro e a música são alguns deles.

Kilt - Muita gente acha esquisita essa que é uma das principais tradições escocesas: homens vestidos com saia xadrez. Ela teve origem no século XVI, no norte da Escócia. Cada clã, ou família, tinha um tipo de quadriculado no kilt, que identificava seus integrantes.
Monarquia - A Monarquia é um sistema em que os reis e as rainhas tem o poder. Apesar de vigorar até hoje no Reino Unido, a família real não interfere oficialmente em assuntos políticos. Suas ações concentram-se em áreas sociais, como ajuda às pessoas carentes. Teatro - O Shakespeare's Globe Theater começou a ser erguido no final século XVI, ainda sem esse nome, mas foi destruídos várias vezes, devido a incêndios ou abandono. No século XX, construiu-se uma réplica dele, com base em descrições ou desenhos.
Música - O rock britânico é considerado um dos melhores e mais tradicionais do mundo. Na década de 1960, os Beatles conquistaram o mundo e são cultuados até hoje. Os Rolling Stones também são da mesma época, e ainda atraem multidões para seus shows. ______________________________

Economia

No mar e na terra

O Reino Unido e a Irlanda tem muitas atividades que são fontes de recursos para rica economia. A portuária e a agrícola são duas delas.

Portos - O movimento de navios na Inglaterra é um dos maiores do mundo. Para atender a esse grande trânsito, os portps ingleses estão entre os mais modernos do planeta. Dois dos mais importantes do país são os das cidades de Dover e Southampton.

Agricultura - A batata é uma das bases da alimentação britânica e está presente de diversas formas no cardápio da região. Junto com a beterraba, ela [e um dos principais produtos cultivados por agricultores tanto da Inglaterra quanto da Irlanda.
_______________________________________

Locais Históricos

Verdades e Lendas

O Reino Unido tem uma muralha do tempo dos romanos e um lago que é palco de uma história bem duvidosa.

Muralha de Adriano - Este monumento, um dos mais importantes do mundo, situa-se no norte da Inglaterra e começou a ser construído no ano de 122. Na época, os romanos ocupavam a região. Essa muralha foi erguida por ordem do imperador Adriano, para proteger suas tropas dos inimigos.

Lago Ness - Localiza-se nas cercanias de Inverness, ao norte da Escócia. Há séculos os habitantes da região dizem quem um monstro pré-histórico vive no fundo desse lago. Muitas expedições foram feitas no local até hoje nada foi encontrado.
_________________________________

População reduzida

Pequenas cidades

A população da Irlanda não chega a 4 milhões de habitantes. Grande parte dela vive em vilarejos ao longo do país.

Cashel - é um cidade no interior da Irlanda onde vivem menos de 3 mil habitantes. Em cima de um enorme terreno rochosos encontram-se ruínas de uma catedral, uma capela e um castelo, todos do século XII e de grande importância histórica.
__________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais Recreio - Europa - Atlas

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Elefante africano

Preservação em Ação:
Enfoque na África Central

Uma das ajudas mais vitais para a sobrevivência dos elefantes tem sido a criação de parques nacionais, áreas especialmente protegidas. Um projeto-chave de área protegida é a floresta Dzanga-Sangha na República Centro-Africana, santuário de uma das maiores populações intactas de elefantes de floresta ainda existentes.

Estado atual do elefante africano

Estado - Vulnerável (tanto a espécie de elefante de fl
oresta como a de savana)

População vivendo em liberdade - 300 mil - 600 mil

Distribuição - Florestas e savanas africanas, ao sul do Saara

Principais ameaças - Caça ilegal, perda de hábitat

Proteção legal - Proteção internacional no comércio de marfim desde 1990

Cooperação local

O Dzanga-Sangha é especial porque é uma das poucas áreas vastas ainda remanescentes da floresta da áfrica, onde abunda uma grande variedade de vida selvagem. Em 1998, organizações de preservação reuniram-se com o objetivo de proteger a área e a sua vida selvagem, incluindo os elefantes da floresta. Um aspecto determinante foi a proteção de animais dos caçadores ilegais.
Os elefante possuem um papel vital na ecologia da floresta, pois, como derrubam as árvores, os gorilas tem acesso às plantas, que é a principal fonte de alimentação deles. Muitos projetos de preservação falham porque não trabalham com as populações locais, cujos interesses podem colidir com os dos ativistas de preservação. As organizações de defesa da vida selvagem tornaram ese projeto um modelo de desenvolvimento "integrado", em que a necessidade em proteger esses animais é equilibrada com as necessidades das populações locais.

Como agir

Os elefantes constituem uma das principais prioridades dos ativistas, mas você poderá:

-Evitar comprar produtos feitos a partir de marfim e denunciar todos aqueles que praticam essa atividade às organizações de proteção.

-Aderir ou fazer donativos a uma organização de proteção importante.

-Fazer safári em um dos parques nacionais promovidos pelo eco-tursimo.

Legenda

Área do Parque Nacional

O Parque Nacional do Dzanga-Sangha, com um total de 4.200 km², é um das últimas áreas de floresta tropical de planícies da África Central ainda não ocupadas pelo homem.

Um santuário para os elefantes

Os elefantes prosperam em hábitats prtegidos. Esses elefantes de floresta estão à procura de mineirais essenciais para a sua dieta.

Em defesa de um majestoso
Ícone africano

Os elefantes africanos são animais majestosos. O maior mamífero vivo na Terra e um dos mais inteligentes, com padrões impressionantes de comunidade. São também o que os zoólogos denominam de espécie "chave", central para o bem-estar do hábitat.
Os elefantes devastam áreas para as outras espécies selvagens, disseminam as sementes de plantas e escavam sais minerais vitais. Mas, nos últimos anos, a sua sobrevivência tem sido ameaçada em duas frentes - primeiro, os caçadores de marfim e segundo alterações causadas pelo homem em seus hábitats.

Caçadores de marfim

Há 50 anos, existiam cerca de cinco milhões de elefantes na África, e as manadas migravam livremente pelas savanas e através das florestas da África Ocidental. Mas, nos anos 1970 e 1980, a população caiu vertiginosamente, quando milhões foram chacinados devido às suas presas do marfim. Em 1989, entrou em vigor uma proibição internacional do comércio de marfim, tornando ilegal a exportação.

Apesar da proibição ter reduzido a procura de marfim no mundo ocidental, e este declínio ter abrandado a procura nos anos 1990, atualmente, existem apenas 500 mil elefantes africanos. Em 2000, a Namíbia, o Zimbábue e o Botsuana foram autoziados a vender uma quantidade limitada de marfim armazenado para o Japão, com os objetivos de reduzir a procura ainda elevada nesse país e obter fundos para os esforços de preservação.

Mortos por causa do marfim

Rivais nas terras de agricultura

O comércio de marfim não é o único aspecto da luta para a proteção dos elefantes. Na realidade, atualmente, a maior ameaça é provavelmente a perda do hábitat, à medida que as populações africanas cresecem e as terras anteriormente ocupadas pelos elefantes lhes são retiradas para a agricultura. À medida que as terras da agricultura vão se expandindo, os territórios tradicionalmente ocupados pelos elefantes são transformados em "ilhéus".
Para sobreviver, os elefantes tem de viajar longas distâncias à procura de alimentação e água, e é cada vez mais difícil para eles conseguirem "corredores" seguros por onde podem passar.
Grande parte da pressão no sentido de "salvar os elefantes" vem de fora da África. Para as populações locais, essa questão não tem a simplicidade que aparenta aos ocidentais. Muitos africanos são pobres e os elefantes constituem um recurso valioso, tanto por causa de seu marfim como por causa de sua carne - e a expansão das terras para a agricultura é vital para o seu futuro.

Elefantes destrutivos

Para complicar ainda mais o problema, os elefantes podem ser destrutivos, invadindo campos e destruindo colheitas. Para sobreviver, um elefante adulto precisa consumir 10t de plantas. Além do mais, apesar de constituírem uma espécie "chave", nem sempre são benéficos para os outros animais. Um estudo do Parque Tsavo, Quênia, revelou que, quando crescem as populações de elefantes que vivem em áreas protegidas, outros animais de pasto, como as girafas, é que sofrem. Só quando a seca e a caça ilegal mataram muitos elefantes é que as outras espécies começaram a se recuperar. Daí se conclui que o número de elefantes vivos deve estar corretamente equilibrado.

É indubitável que a sobrevivência a longo prazo dos elefantes africanos depende não apenas de aprender mais sobre eles e o seu papel na ecologia africana, mas também do equilíbrio de suas necessidades com as necessidaes culturais, políticas e sociais dos povos africanos.
Grande parte dos territórios ocupados pelos elefantes situa-se fora de áreas protegidas.

Transferindo os elefantes

As guerras na África tem efeito negativo para os elefantes. Em Moçambique, por exemplo, as populações de elefantes foram dizimadas durante a guerra civil que acabou só em 1992. Mas essas tragédias podem também contribuir para aliviar a pressão de áreas onde o número de elefantes é excessivo. Em outubro de 2001, o governo da África do Sul iniciou um programa de três anos para a transferência de mil elefantes do Parque Kruger, com excesso de elefantes, para Moçambique.

Lei do Caminhão de Lixo

Um dia peguei um taxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa
quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.

O taxista pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz! O
motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós
nervosamente.. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo
um sinal de positivo. E ele o fez de maneira bastante amigável. Indignado
lhe perguntei: ?Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e
nos manda para o hospital!?
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de :

"A Lei do Caminhão de Lixo."

Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo.
Andam por ai carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva,
traumas e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas
precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a
gente. Não tome isso pessoalmente. Isto não é problema seu!

Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente.. Não pegue o lixo de
tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou
nas ruas. Fique tranquilo... Respire e deixe o lixeiro passar.
O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo
estragarem o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo. Limpe os
sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e
frustrações.

Ame as pessoas que te tratam bem. E trate bem as que não o fazem.

A vida é dez por cento os que você faz dela e noventa por cento a maneira
como você a recebe!

Tenha um bom dia... Livre de lixo!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Não importa...

Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar"...
Recomeçar é dar uma nova chance a sí mesmo...
É renovar as esperanças na vida...
E o mais importante, acreditar em você de novo...
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raíva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para "chegar" perto de você...
Recomeçar...
Hoje é um bom dia para recomeçar novos desafios...
Onde vc quer chegar?
Ir alto? ...Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos...
O objetivo é sermos felizes...
Só que lá chegamos lentamente...
Isso exige um trabalho cotidiano...
Tenha fé...
Tudo é possivel ao que crê...
Recomece...
Mesmo que pareça impossível...
Deus te dará força...

Informática para leigos


domingo, 15 de agosto de 2010

Sul da América do Sul

Essa região da América é composta por Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Esses países receberam enorme influência dos europeus. Suas principais atividades são a exploração de cobre, o cultivo de cereais e a criação de gado para o consumo de carne.
_________________________________________
Atualmente, o Chile, a Argentina e o Uruguai são os países da América do Sul que oferecem melhores condições de vida a seus habitantes. Nesses três lugares, a maioria da população descende de europeus ou de mestiços de índios com europeus. Nas principais cidades dessas nações, a influência européia é vísivel, principalmente no estilo das construções e no campo cultural. O Paraguai, por sua vez, é o oposto de seus vizinhos, pois é um dos países mais pobres do mundo.
_________________________________________

Capitais

Centros econômicos e culturais

Uma das principais características das capitais dos quatro países do sul da América do Sul é a herança deixada pela colonização européia, especialmente na área cultural.

Montevidéu - Durante muito tempo o Uruguai foi chamado de "Suíça da América do Sul", devido ao seu bom padrão econômico. Nos últimos anos, entretanto, o país enfrenta problemas em sua econômia. Mesmo assim, a cultura ainda se destaca em sua capital, Montevidéu, que tem muitos museus e teatros.
Buenos Aires - Muitos habitantes de Buenos Aires costumam dizer, com orgulho, que sua cidade é a mais européia de toda a América. Isso pode ser comprovado no centro da cidade que abriga inúmeras construções com estilo europeu. Nas regiões mais afastadas, porém, pode-se ver muita pobreza.
Santiago - A capital do Chile, Santiago, localiza-se no centro do país. Uma de suas mais impressionantes características é a paisagem: de qualquer ponto dessa cidade é possível avistar as montanhas da Cordilheira dos Andes, sempre com neve em seus picos.
Assunção - Era uma das principais cidades da América mas uma guerra com o Brasil e com a Argentina, na década de 1860, quase a destruiu. Apesar disso, algumas belas construções resistiram, ainda assim ela é o centro econômico do país.
____________________________________

Cultura

Ritmos

Em toda a América do Sul, existem inúmeros tipos de música e dança que fazem sucesso em todo o mundo. No sul dessa regição não é diferente. Conheça dois deles:

Tango - Assim como o samba no Brasil, o tango virou o símbolo da Argentina. Essa música, de letras tristes, é bastante elegante quando dançada. Carlos Gardel, morto em 1935, até hoje é o cantor mais conhecido desse estilo musical e um ídolo nacional.
Guarânia - É a música popular do Paraguai. Ela faz parte da cultura guarani, povo indígena que vivia no local antes da chegada dos espanhóis. Até hoje, o guarani é um dos idiomas falados no país. Executada com violões, a guarânia tem um ritmo bem lento e parece um pouco com nossa música sertaneja.
________________________________________

Turismo

Mistério e diversão

Praias, esportes na neve e antigas esculturas de pedras estão entre algumas das mais atraentes opções de lazer nessa região.

Punta Del Este - Localizada entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata, é uma das cidades uruguaias mais visitadas por brasileiros, argentinos e europeus. As suas belas praias incentivaram a construção de mansões e hotéis de luxo, que hoje fazem parte de sua paisagem.

Ilha de Páscoa - Recebeu esse nome porque foi descoberta em um domingo de Páscoa, de 1722. Ela se localiza no Oceano Pacífico, a oeste do Chile, país que tem a posse da ilha. Enormes cabeças esculpidas em pedra, de autoria desconhecida, são suas prncipais atrações.
Bariloche - É um dos centros turísticos mais visitados da América do Sul, principalmente por turístas que gostam de neve e de esquiar. Fica no sul da Argentina e é ladeada pela Cordilheira dos Andes. A paisagem ao seu redos ainda inclui enormes bosques.
________________________________________

Animais

Características diversas

O sul da América do Sul tem animais bastante interessantes. As emas, os leões-marinhos e as ovelhas estão entre eles.

Leão-Marinho - No sul da Argentina, na região da Patagônia, vários desses animais vivem em grandes grupos. Muitas vezes, são confundidos com focas, mas eles podem andar em terra firme com mais facilidade e tem orelhas aparentes.
Ovelha - No interior do Uruguai e da Argentina, existem muitas criações de ovelhas. Sua densa pelagem, que permite a esses animais suportar o frio, é usada para a fabricação de lã. Cada animal fornece, em média, cerca de 3 quilos de lã por tosa, ou corte.
Ema - A ema é comum na Argetina e o formato de suas asas a impede de voar. Na época da reprodução, ela vivem em pequenos grupos. Depois que as fêmeas põem os ovos, são os machos que os chocam, por 38 dias. Fora desse período, a ema se junta a grandes bandos. __________________________________________

Características Geográficas

Cone Sul

Devido à forma do mapa, essa parte do planeta é conhecida como Cone Sul. Nessa região, que tem o Chile como o mais comprido e mais estreito país do mundo, encontram-se surpreendentes paisagens.

Patagônia - Situa-se na parte mais ao sul da América, na Argentina. Em alguns locais, ela apresenta desertos, em outros tem gelo. Uma grande quantidade de animais marinhos e aves vive por lá.
Ilhas Malvinas - Também conhecidas como Falklands, ficam no Oceano Atlântico. Em 1982, Inglaterra e Argetina disputaram sua posse em uma guerra, vencida pelos ingleses.
Geleira Perito Moreno - A Patagônia possui vários parques nacionais. Em um deles situa-se essa grande geleira, com 4 quilômetros de extensão e 60 metros de altura.
Deserto de Atacana - É o lugar mais seco do mundo, onde quase não há chuvas. O local pertencia à Bolívia até 1880, quando o Chile se apossou dele. Em seu subsolo, existem grandes quantidades de cobre.

Monte Aconcágua - É uma das montanhas mais altas do mundo e a maior de toda a América. Localiza-se na Argetina e seu pico alcança quase 7 mil metros de altura. _______________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - América - Atlas

terça-feira, 27 de julho de 2010

O pinguim-imperador


Ordem - Sphenisciformes
Família - Spheniscidae
Gênero - Aptenodytes
Espécie - Aptenodytes forsteri

Estatísticas

Estado - Localmente comum
Altura - 1,1 m
Peso - Até 45 kg
Plumagem - Semelhante em ambos os sexos
Migração - Não migrantes
Maturidade sexual - 4 - 8 anos
Época de acasalamento - Abril - maio
Período de incubação - 65 dias
Número de ovos - 1
Intervalo de procriação - 1 ano
Dieta - Lulas, krill e peixe
Longevidade - Até 20 anos

O Pinguim-Imperador vive nas geladas regiões costeiras da Antártica. As maiores colônias estão situadas em torno do Mar de Ross. Também podem ser encontrados em costas de ilhas vizinhas.

Localização
Marés e oceanos
Regiões polares


O corpo fusiforme oferece resistência e atritos mínimos.

O bico preto tem um lista amarelo-alanrajada.

A parte da frente do corpo está coberta por penas brancas e algumas amarelas no pescoço.

Um espessa camada de penas rígidas, curtas e em forma de lança, e uma plumagem externa à prova de água oferecem proteção do frio.

As asas em forma de remo propelem o pinguim pela água a velocidade que atingem 15 km/h.

Pequenos pés unidos por uma membrana natatória são usados como lemes na água, mas como estão na parte posterior do corpo, o pinguim só consegue andar em um estranho cambalear.

Conforto quente - O pinguim-imperador dispõe de uma camada de gordura de 3 a 4 cm de espessura e de plumagem densa e isolante, que protege das condições frígidas da sua casa.

Espécies próximas

Há 17 espécies de pinguim e o parente mais próximo do imperador é o pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), que é quase tãoalto como o imperador, mas pesa apenas metada. O pinguim-de-testa-amarela (Eudyptes chrysolophus), identificado pela conspícua crista de plumas douradas na sua cabeça, partilha com o imperador o ambiente, apesar de estar a uma latitude mais a norte, e ser muito mais pequeno.

Mito ou Fato

Os cientistas afirmam que não há qualquer verdade na crença de que os pinguins caem de costas quando veem os aviões a passar-lhes por cima. Os investigadores na Antártica acreditam que os ruidosos aviões que realizam voos baixos podem, no entanto, pertubar os pinguins em procriação.

Imperador do Pólo Sul

Capaz de suportar temperaturas rigorosas tão baixas como os incríveis -60ºC, o pinguim-imperador passa toda a sua vida na zona mais fria da Terra. É também a única ave a pôr o seu ovo em gelo. O maior de todos os pinguins passa a maior parte do seu tempo dentro d'água.
O imperador vem a terra para acasalar, formando grandes colônias de procriação compostas por 40 mil aves. De forma pouco habitual, é o macho que incuba o ovo, enquanto a fêmea regressa ao mar.

Segue o meu líder

Nas colônias de pinguins-imperadores, estabelece-se uma hierarquia e, quando o líder se move, os restantes seguem-no. Os imperadores são incapazes de voar e, se tem de viajar através do gelo, vão de trenó sobre os seus abdomens, usando as suas asas para se empurrarem. Esses pinguins são extremamente fiéis e, quando regressam a terra para a época de acasalamento de inverno, procuram o mesmo parceiro que tiveram no último ano. Cada pinguim-imperador tem um sinal de chamada único, para encontrar o seu parceiro ou descendente. Os investigadores acreditam que esses animais se podem reconhecer uns aos outros vocalmente e não visualmente.

Os pinguins-imperadores mantem-se juntos para minimizar a perda de calor.
Fomos pescar

Os pinguins-imperadores caçam pequenos peixes e crustáceos denominados krill, mas sabe-se que apanham também peixes maiores e lulas. Aproximam-se da presa de lado e, quando a apanham, rodam-na no bico para a engolir, engolindo a cabeça pirmeiro. Sendo excelentes nadadores e mergulhadores, os pinguins-imperadores podem perseguir uma presa debaixo d'água por mais de 20 minutos antes de regressar à superfície para respirar. Baseiam-se principalmente na visão para localizar a presa e caçam apenas de dia. Durante as viagens para obter provisões no mar alto, o pinguim-imperador pode viajar até 500 km.

Os pinguins-imperadores podem mergulhar a profundidades fantásticas de mais de 500m.
O pai interfere

A cada inverno, os pinguins-imperadores, passam por um ritual de corte elaborado de vênias e emissão de sons, um processos vital que lhes permite aprender como identificar o sinal de chamada do seu parceiro entre milhares de aves identicas.
O pinguim-imperador tem um hábitat de procriação muito pouco habitual. Após a postura de um ovo no inverno,a fêmea vai para o mar até a primavera seguinte. Entretanto, é o macho que transporta o ovo nos pés, protegido por uma prega de pele com penas na base do seu abdômen. Ele não come durante todo esse perídod, perdendo até metade do seu peso corporal e amontoa-se com os outros machos para incubar ovos e se manterem quentes.
Quando a fêmea regressa para chocar o ovo, o macho fica livre pra ir se alimentar. Ele regressará mais tarde para ajudar a tomar conta da cria. Ambos os progenitores alimentam a cria por regurgitação de peixe que apanharam.
A única cria senta-se nos pés do seu progenitor, aninhando-se perto dele, para se manter quente.
Uma população em declínio

Apesar do pinguim-imperador não estar ameaçado atualmente, os seus números estão reduzindo de forma gradual. Um estudo levado a cabo na Antártica revela que os números dessa região caíram para cerca de metade nos últimos 50 anos. É provável que essa seja a consequencia de temporadas de redução do gelo na calota polar, elevação das temperaturas do mar e reduzida abundância de krill. Entretanto, os pinguins-imperadores, à volta da base Antártica Australiana de Mawson, foram expostos a um vírus denomidado IBDV que normalmente afeta as galinhas. Esse vírus, que se presume ter sido levado por humanos ou disseminado por esgotos, está debilitando as populações e pode ser fatal, pois diminui a resistência a infecções. Existe o perigo de se espalhar a outras colônias de pinguins-imperadores.
__________________________________
Fonte: O fascinante mundo animal
Texto - Internacional Masters Publishers Ltd/ Dorling Kindersley Ltd
Imagens - Dorling Kindersley Ltd/ IMP BV/ International Masters Publishers Ltd

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O correto de se falar

Lembre-se de que o correto é:

sempre menos - nunca menas;
calota - não Carlota, a que era Joaquina foi-se embora a muito tempo e desta terra não levou nem pó;
iogurte - não iorgute;
mortadela - nunca mortandela;
mendigo - não mendingo;
travesseiro - nunca trabisseiro, a não ser que você esteja gripado;
vassoura - não bassoura, assim como travesseiro;
trezentos gramas - não trezentas gramas, o correto é O grama e não A grama;
simplesmente maior ou menor de idade - não precisa do DE: de menor, de maior;
cadarço - não cardaço;
digestão - não digestã;
umbigo - nunca imbigo. Lembre-se de que temos só UM umbigo.
asterisco - nunca asterístico, asterisco é uma estrela pequena, como chuvisco é pouca chuva, certo?;
beneficente - sem o i, não é beneficiente;
Mal - contrário de Bem;
Mau - contrário de Bom;
A casa é Geminada (do latim geminare = duplicar) e não Germinada que vem de germinar, nascer, brotar;
O certo é Basculante e não Vasculhante, aquela janela do banheiro ou da cozinha;
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois o que "soa" é sino!
O peixe tem Espinha (espinha dorsal) e não Espinho. Plantas têm espinhos;
Homens dizem Obrigado e mulheres Obrigada;
O certo é Haja Vista (que se oferece à vista) e não Haja Visto;
Correto: "FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos" (Errado);
Por isso e não Porisso;
"Havia muitas pessoas no local" e não "Haviam";
Problema e não Poblema ou Pobrema (deixe isso para o Zé Dirceu);
A partir e não À partir;
Para Eu fazer, para Eu comprar, para Eu comer e não para Mim fazer, pra mim comprar ou para mim comer, mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, ele, nós, vós, eles";
Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (dó, ré, mi, etc.);

terça-feira, 20 de julho de 2010

Norte da América do Sul

A Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes são os locais mais famosos dessa região. O turismo e as reservas naturais, como o petróleo, são sua principal fonte de renda.
____________________________________

A parte norte da América do Sul é rica em recursos naturais, como outro, prata, carvão, minério de ferro e petróleo. Esses elementos tem muita importância para os países dessa região, que os exportam para diversos lugares do mundo. A variedade de paisagens nessa parte do planeta impressiona. Além de enorme área verde da Floresta Amazônica e da fascinante Cordilheira dos Andes, a região possui belíssimas praias.
___________________________________

Cultura

Hábitos e tradições

Muitos dos costumes dos antigos povos que habitavam a região da Cordilheira dos Andes antes da chegada dos espanhóis se mantêm preservados, como festas e músicas.

Festa do Sol - Os índios incas basevam sua religião na adoração ao deus Sol. Por isso, o povo inca, realizava, todo ano, a Festa do Sol, ou Inti Raymi, uma forma de homenagear esses deus. Todo dia 24 de junho essa festa vem sendo revivida em Cuzco, no Peru.
Arte Indígena - Os povos indígenas que habitavam a América antes da chegada dos espanhóis, como os incas, são chamados de pré-colombianos. Muitos objetos feitos por eles, como jarras, potes e louças, foram encontrados por historiadores e estão expostos em museus do Peru e da Bolívia.
Música Andina - A música típica dos povos andinos ganhou muitos fãs pelo mundo nos últimos anos. Bastante tradicional, esse estilo musical surgiu há vários séculos. Os principais instrumentos utilizados para tocá-lo são as flautas e os tambores. ____________________________________

Cidades

História e turismo

Ruínas de antigas civilizações, cidades com monumentos históricos e belas praias compõem o cenário da região.

Cartagena - A cidade de Cartagena, na Colômbia, situa-se no litoral do Mar do Caribe. Além de praias paradisíacas e construções antigas, tem como atração grandes paredes de pedras. Elas foram erguidas a partir do século XVI, para proteger o local do ataque de piratas.
Machu Picchu - Construída no Peru, a mais de 2.400 metros acima do nível do mar, Machu Picchu foi uma das principais cidades do povo inca. A cidade foi abandonada no século XVI, mas o conjunto urbano marntém-se quase intacto até hoje. Suas ruínas foram descobertas em 1911.

Isla Marguerita - Localizada no Mar do Caribe, há alguns anos tornou-se um dos locais mais visitados de Venezuela. Apesar de ainda não ser tão famosa pelo mundo quanto os outros locais do Caribe, essa ilhha a cada ano tem recebido mais turistas, curiosos por conhecer suas belas praias. ___________________________________________

Economia

Agricultura, reservas naturais e tecnologia

A economia do norte da América do Sul depende muito das exportações. Além disso, algumas regiões são exploradas por empresas de outros países mais ricos.

Petróleo - O interior da Venezuela tem muitas reservas petrolíferas, perto de seus diversos lagos. Mas a riqueza gerada pelo petróleo não é suficiente para resolver os problemas econômicos do país. Por iss, grande parte da população é bastante pobre.
Café - O café é um dos principais produtos de exportação do Equador e da Colômbia. Além de possuir a segunda maior produção do mundo, a Colômbia se orgulha pelo fato de seu café ser considerado um dos melhores de todo o planeta.
Base de lançamento da Guiana - O Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, um território francês, foi construído pela Agência Espacial Européia e opera desde 1968. De lá são lançados foguetes e satélites europeus. Com esse centro foram gerados muitos empregos.
_________________________________________________

Animais nativos

Bichos diferentes

Diversas espécies animais podem ser encontradas no norte da América do Sul. Alguns deles, como o lhama, só existem nessa parte do mundo.

Lhama - Animal típico do Peru e da Bolívia, o lhama pertence à mesma família dos camelos e é utilizado para o transporte de cargas. A pelagem grossa permite a esse animal sobreviver no intenso frio da região, além de ser usada na fabricação de lã.
Harpia - Também é conhecida como gavião-real. Essa ave carnívora é uma das maiores da América do Sul, possui excelente visão e prefere viver sozinha. Está ameaçada de extinção devido à destruição das florestas em que habita, na Região Amazônica.
Largatos - Largatos com até um metro de comprimento e raras espécies de tartaruga gigantes, de até 700 quilos, são alguns dos animais que podem ser encontrados nas Ilhas Galápagos. Essas ilhas ficam a oeste do Equador, país ao qual pertencem. __________________________________________

Desafios da natureza

O norte da América do Sul merece destaque pela beleza e também pela grandeza de suas paisagens. Extensas montanhas, imensas cataratas e lagos em grandes altitudes estão entre as atrações, bastante procuradas por apreciadores da natureza e por pessoas que gostam de desafios, como alpinistas e atletas que praticam caminhadas difíceis.
_________________________________________

Catarata Angel

Elas se localizam no interior da Venezuela. Com quase 1.000 metros de altura, a queda-d'água das Cataratas Angel é a maior do mundo.
________________________________________

Lago Titicaca

Situado entre o Peru e a Bolívia, é o mais elevado lago navegável do mundo: ele fica a 3.810 metros acima do nível do mar.
______________________________________

Cordilheira dos Andes
É a mais extensa cadeia de montanhas do mundo, tendo mais de 7.500 quilômetros de comprimento. Nos picos das montanhas, o frio e a neve são presença constante.
_____________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - América