terça-feira, 27 de julho de 2010

O pinguim-imperador


Ordem - Sphenisciformes
Família - Spheniscidae
Gênero - Aptenodytes
Espécie - Aptenodytes forsteri

Estatísticas

Estado - Localmente comum
Altura - 1,1 m
Peso - Até 45 kg
Plumagem - Semelhante em ambos os sexos
Migração - Não migrantes
Maturidade sexual - 4 - 8 anos
Época de acasalamento - Abril - maio
Período de incubação - 65 dias
Número de ovos - 1
Intervalo de procriação - 1 ano
Dieta - Lulas, krill e peixe
Longevidade - Até 20 anos

O Pinguim-Imperador vive nas geladas regiões costeiras da Antártica. As maiores colônias estão situadas em torno do Mar de Ross. Também podem ser encontrados em costas de ilhas vizinhas.

Localização
Marés e oceanos
Regiões polares


O corpo fusiforme oferece resistência e atritos mínimos.

O bico preto tem um lista amarelo-alanrajada.

A parte da frente do corpo está coberta por penas brancas e algumas amarelas no pescoço.

Um espessa camada de penas rígidas, curtas e em forma de lança, e uma plumagem externa à prova de água oferecem proteção do frio.

As asas em forma de remo propelem o pinguim pela água a velocidade que atingem 15 km/h.

Pequenos pés unidos por uma membrana natatória são usados como lemes na água, mas como estão na parte posterior do corpo, o pinguim só consegue andar em um estranho cambalear.

Conforto quente - O pinguim-imperador dispõe de uma camada de gordura de 3 a 4 cm de espessura e de plumagem densa e isolante, que protege das condições frígidas da sua casa.

Espécies próximas

Há 17 espécies de pinguim e o parente mais próximo do imperador é o pinguim-rei (Aptenodytes patagonicus), que é quase tãoalto como o imperador, mas pesa apenas metada. O pinguim-de-testa-amarela (Eudyptes chrysolophus), identificado pela conspícua crista de plumas douradas na sua cabeça, partilha com o imperador o ambiente, apesar de estar a uma latitude mais a norte, e ser muito mais pequeno.

Mito ou Fato

Os cientistas afirmam que não há qualquer verdade na crença de que os pinguins caem de costas quando veem os aviões a passar-lhes por cima. Os investigadores na Antártica acreditam que os ruidosos aviões que realizam voos baixos podem, no entanto, pertubar os pinguins em procriação.

Imperador do Pólo Sul

Capaz de suportar temperaturas rigorosas tão baixas como os incríveis -60ºC, o pinguim-imperador passa toda a sua vida na zona mais fria da Terra. É também a única ave a pôr o seu ovo em gelo. O maior de todos os pinguins passa a maior parte do seu tempo dentro d'água.
O imperador vem a terra para acasalar, formando grandes colônias de procriação compostas por 40 mil aves. De forma pouco habitual, é o macho que incuba o ovo, enquanto a fêmea regressa ao mar.

Segue o meu líder

Nas colônias de pinguins-imperadores, estabelece-se uma hierarquia e, quando o líder se move, os restantes seguem-no. Os imperadores são incapazes de voar e, se tem de viajar através do gelo, vão de trenó sobre os seus abdomens, usando as suas asas para se empurrarem. Esses pinguins são extremamente fiéis e, quando regressam a terra para a época de acasalamento de inverno, procuram o mesmo parceiro que tiveram no último ano. Cada pinguim-imperador tem um sinal de chamada único, para encontrar o seu parceiro ou descendente. Os investigadores acreditam que esses animais se podem reconhecer uns aos outros vocalmente e não visualmente.

Os pinguins-imperadores mantem-se juntos para minimizar a perda de calor.
Fomos pescar

Os pinguins-imperadores caçam pequenos peixes e crustáceos denominados krill, mas sabe-se que apanham também peixes maiores e lulas. Aproximam-se da presa de lado e, quando a apanham, rodam-na no bico para a engolir, engolindo a cabeça pirmeiro. Sendo excelentes nadadores e mergulhadores, os pinguins-imperadores podem perseguir uma presa debaixo d'água por mais de 20 minutos antes de regressar à superfície para respirar. Baseiam-se principalmente na visão para localizar a presa e caçam apenas de dia. Durante as viagens para obter provisões no mar alto, o pinguim-imperador pode viajar até 500 km.

Os pinguins-imperadores podem mergulhar a profundidades fantásticas de mais de 500m.
O pai interfere

A cada inverno, os pinguins-imperadores, passam por um ritual de corte elaborado de vênias e emissão de sons, um processos vital que lhes permite aprender como identificar o sinal de chamada do seu parceiro entre milhares de aves identicas.
O pinguim-imperador tem um hábitat de procriação muito pouco habitual. Após a postura de um ovo no inverno,a fêmea vai para o mar até a primavera seguinte. Entretanto, é o macho que transporta o ovo nos pés, protegido por uma prega de pele com penas na base do seu abdômen. Ele não come durante todo esse perídod, perdendo até metade do seu peso corporal e amontoa-se com os outros machos para incubar ovos e se manterem quentes.
Quando a fêmea regressa para chocar o ovo, o macho fica livre pra ir se alimentar. Ele regressará mais tarde para ajudar a tomar conta da cria. Ambos os progenitores alimentam a cria por regurgitação de peixe que apanharam.
A única cria senta-se nos pés do seu progenitor, aninhando-se perto dele, para se manter quente.
Uma população em declínio

Apesar do pinguim-imperador não estar ameaçado atualmente, os seus números estão reduzindo de forma gradual. Um estudo levado a cabo na Antártica revela que os números dessa região caíram para cerca de metade nos últimos 50 anos. É provável que essa seja a consequencia de temporadas de redução do gelo na calota polar, elevação das temperaturas do mar e reduzida abundância de krill. Entretanto, os pinguins-imperadores, à volta da base Antártica Australiana de Mawson, foram expostos a um vírus denomidado IBDV que normalmente afeta as galinhas. Esse vírus, que se presume ter sido levado por humanos ou disseminado por esgotos, está debilitando as populações e pode ser fatal, pois diminui a resistência a infecções. Existe o perigo de se espalhar a outras colônias de pinguins-imperadores.
__________________________________
Fonte: O fascinante mundo animal
Texto - Internacional Masters Publishers Ltd/ Dorling Kindersley Ltd
Imagens - Dorling Kindersley Ltd/ IMP BV/ International Masters Publishers Ltd

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O correto de se falar

Lembre-se de que o correto é:

sempre menos - nunca menas;
calota - não Carlota, a que era Joaquina foi-se embora a muito tempo e desta terra não levou nem pó;
iogurte - não iorgute;
mortadela - nunca mortandela;
mendigo - não mendingo;
travesseiro - nunca trabisseiro, a não ser que você esteja gripado;
vassoura - não bassoura, assim como travesseiro;
trezentos gramas - não trezentas gramas, o correto é O grama e não A grama;
simplesmente maior ou menor de idade - não precisa do DE: de menor, de maior;
cadarço - não cardaço;
digestão - não digestã;
umbigo - nunca imbigo. Lembre-se de que temos só UM umbigo.
asterisco - nunca asterístico, asterisco é uma estrela pequena, como chuvisco é pouca chuva, certo?;
beneficente - sem o i, não é beneficiente;
Mal - contrário de Bem;
Mau - contrário de Bom;
A casa é Geminada (do latim geminare = duplicar) e não Germinada que vem de germinar, nascer, brotar;
O certo é Basculante e não Vasculhante, aquela janela do banheiro ou da cozinha;
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois o que "soa" é sino!
O peixe tem Espinha (espinha dorsal) e não Espinho. Plantas têm espinhos;
Homens dizem Obrigado e mulheres Obrigada;
O certo é Haja Vista (que se oferece à vista) e não Haja Visto;
Correto: "FAZ dois anos que não o vejo" e não "FAZEM dois anos" (Errado);
Por isso e não Porisso;
"Havia muitas pessoas no local" e não "Haviam";
Problema e não Poblema ou Pobrema (deixe isso para o Zé Dirceu);
A partir e não À partir;
Para Eu fazer, para Eu comprar, para Eu comer e não para Mim fazer, pra mim comprar ou para mim comer, mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, ele, nós, vós, eles";
Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (dó, ré, mi, etc.);

terça-feira, 20 de julho de 2010

Norte da América do Sul

A Floresta Amazônica e a Cordilheira dos Andes são os locais mais famosos dessa região. O turismo e as reservas naturais, como o petróleo, são sua principal fonte de renda.
____________________________________

A parte norte da América do Sul é rica em recursos naturais, como outro, prata, carvão, minério de ferro e petróleo. Esses elementos tem muita importância para os países dessa região, que os exportam para diversos lugares do mundo. A variedade de paisagens nessa parte do planeta impressiona. Além de enorme área verde da Floresta Amazônica e da fascinante Cordilheira dos Andes, a região possui belíssimas praias.
___________________________________

Cultura

Hábitos e tradições

Muitos dos costumes dos antigos povos que habitavam a região da Cordilheira dos Andes antes da chegada dos espanhóis se mantêm preservados, como festas e músicas.

Festa do Sol - Os índios incas basevam sua religião na adoração ao deus Sol. Por isso, o povo inca, realizava, todo ano, a Festa do Sol, ou Inti Raymi, uma forma de homenagear esses deus. Todo dia 24 de junho essa festa vem sendo revivida em Cuzco, no Peru.
Arte Indígena - Os povos indígenas que habitavam a América antes da chegada dos espanhóis, como os incas, são chamados de pré-colombianos. Muitos objetos feitos por eles, como jarras, potes e louças, foram encontrados por historiadores e estão expostos em museus do Peru e da Bolívia.
Música Andina - A música típica dos povos andinos ganhou muitos fãs pelo mundo nos últimos anos. Bastante tradicional, esse estilo musical surgiu há vários séculos. Os principais instrumentos utilizados para tocá-lo são as flautas e os tambores. ____________________________________

Cidades

História e turismo

Ruínas de antigas civilizações, cidades com monumentos históricos e belas praias compõem o cenário da região.

Cartagena - A cidade de Cartagena, na Colômbia, situa-se no litoral do Mar do Caribe. Além de praias paradisíacas e construções antigas, tem como atração grandes paredes de pedras. Elas foram erguidas a partir do século XVI, para proteger o local do ataque de piratas.
Machu Picchu - Construída no Peru, a mais de 2.400 metros acima do nível do mar, Machu Picchu foi uma das principais cidades do povo inca. A cidade foi abandonada no século XVI, mas o conjunto urbano marntém-se quase intacto até hoje. Suas ruínas foram descobertas em 1911.

Isla Marguerita - Localizada no Mar do Caribe, há alguns anos tornou-se um dos locais mais visitados de Venezuela. Apesar de ainda não ser tão famosa pelo mundo quanto os outros locais do Caribe, essa ilhha a cada ano tem recebido mais turistas, curiosos por conhecer suas belas praias. ___________________________________________

Economia

Agricultura, reservas naturais e tecnologia

A economia do norte da América do Sul depende muito das exportações. Além disso, algumas regiões são exploradas por empresas de outros países mais ricos.

Petróleo - O interior da Venezuela tem muitas reservas petrolíferas, perto de seus diversos lagos. Mas a riqueza gerada pelo petróleo não é suficiente para resolver os problemas econômicos do país. Por iss, grande parte da população é bastante pobre.
Café - O café é um dos principais produtos de exportação do Equador e da Colômbia. Além de possuir a segunda maior produção do mundo, a Colômbia se orgulha pelo fato de seu café ser considerado um dos melhores de todo o planeta.
Base de lançamento da Guiana - O Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, um território francês, foi construído pela Agência Espacial Européia e opera desde 1968. De lá são lançados foguetes e satélites europeus. Com esse centro foram gerados muitos empregos.
_________________________________________________

Animais nativos

Bichos diferentes

Diversas espécies animais podem ser encontradas no norte da América do Sul. Alguns deles, como o lhama, só existem nessa parte do mundo.

Lhama - Animal típico do Peru e da Bolívia, o lhama pertence à mesma família dos camelos e é utilizado para o transporte de cargas. A pelagem grossa permite a esse animal sobreviver no intenso frio da região, além de ser usada na fabricação de lã.
Harpia - Também é conhecida como gavião-real. Essa ave carnívora é uma das maiores da América do Sul, possui excelente visão e prefere viver sozinha. Está ameaçada de extinção devido à destruição das florestas em que habita, na Região Amazônica.
Largatos - Largatos com até um metro de comprimento e raras espécies de tartaruga gigantes, de até 700 quilos, são alguns dos animais que podem ser encontrados nas Ilhas Galápagos. Essas ilhas ficam a oeste do Equador, país ao qual pertencem. __________________________________________

Desafios da natureza

O norte da América do Sul merece destaque pela beleza e também pela grandeza de suas paisagens. Extensas montanhas, imensas cataratas e lagos em grandes altitudes estão entre as atrações, bastante procuradas por apreciadores da natureza e por pessoas que gostam de desafios, como alpinistas e atletas que praticam caminhadas difíceis.
_________________________________________

Catarata Angel

Elas se localizam no interior da Venezuela. Com quase 1.000 metros de altura, a queda-d'água das Cataratas Angel é a maior do mundo.
________________________________________

Lago Titicaca

Situado entre o Peru e a Bolívia, é o mais elevado lago navegável do mundo: ele fica a 3.810 metros acima do nível do mar.
______________________________________

Cordilheira dos Andes
É a mais extensa cadeia de montanhas do mundo, tendo mais de 7.500 quilômetros de comprimento. Nos picos das montanhas, o frio e a neve são presença constante.
_____________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - América

domingo, 4 de julho de 2010

Leia até o fim e descubra como anda sua mente!...Irmã Maria e Irmã Léia

Este é um fato ocorrido com a Irmã Maria e a com a Irmã Léia.

Irmã Maria: Está ficando escuro e nós ainda estamos longe do convento !!!
Irmã Léia: Você reparou que um homem está nos seguindo há uma meia hora?
Irmã Maria: Sim, o que será que ele quer?
Irmã Léia: É lógico! Ele quer nos estuprar.
Irmã Maria: Oh, não! Se continuarmos neste ritmo ele vai nos alcançar, no máximo em15 minutos. O que vamos fazer?
Irmã Léia: A única coisa Lógica a fazer é andarmos mais rápido!!!
Irmã Maria: Não está funcionando.
Irmã Léia: Claro que não! Ele fez a única coisa lógica a fazer, ele também começou andar mais rápido.
Irmã Maria: E agora, o que devemos fazer? Ele nos alcançará em 1 minuto!
Irmã Léia: A única coisa lógica que nos resta fazer, é nos separar!
Você vai para aquele lado e eu vou pelo outro. Ele não poderá seguir-nos as duas, ao mesmo tempo.
Então, o homem decidiu seguir a Irmã Léia.
A Irmã Maria chegou ao convento, preocupada com o que poderia ter acontecido à Irmã Léia.
Passado um bom tempo, eis que chega a Irmã Léia.
Irmã Maria: Irmã Léia !!! Graças a Deus você chegou! Me conte o que aconteceu!!!
Irmã Léia: Aconteceu o lógico. O homem não podia seguir-nos as duas, então ele optou por me seguir.
Irmã Maria: Então, o que aconteceu? *
Irmã Léia: O lógico, eu comecei a correr o mais rápido que podia e ele correu o mais rápido que ele podia, também...
Irmã Maria: E então?...
Irmã Léia: Novamente aconteceu o lógico: ele me alcançou. *
Irmã Maria: Oh, meu Deus! O que você fez?
Irmã Léia: Eu fiz o lógico: levantei meu hábito.
Irmã Maria: Oh, Irmã Léia!!!! E o que o homem fez ?
Irmã Léia: Ele, também, fez o lógico: abaixou as calças.
Irmã Maria: Oh, não!!!!! O que aconteceu depois?
Irmã Léia: Não é óbvio, Irmã Maria? Uma freira com o hábito levantado consegue correr muito mais rápido do que um homem com as calças abaixadas!!!!
==============================================================

SE VOCÊ PENSOU EM OUTRO FIM PARA A HISTÓRIA, REZE:
188 AVE- MARIAS E 309 PAI-NOSSOS.
PERVETIDO(A)!!!
E PEÇA A DEUS PARA LIMPAR SUA MENTE POLUÍDA.
PODE COMEÇAR A REZAR...