terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Grandezas e medidas

Você já imaginou como seria a vida das pessoas se elas não soubessem qual a temperatura da cidade, quantos litros de refrigerante tem uma garrafa ou mesmo qual o peso e a altura delas próprias? Com certeza, seria uma grande confusão, não é? É por isso que existem as unidades de medida.
__________________________________________

Pare para pensar quantas vezes no seu dia-a-dia você precisa medir alguma coisa. Muitas, não é? Logo que você nasce, por exemplo, os médicos necessitam saber sua altura e seu peso.

Quando você vai viajar com seus pais, uma das coisas mais importantes antes de pegar a estrada é saber qual a distancia de uma cidade a outra. Isso ajuda a calcular quantos litros de combustível serão necessários para abastecer o carro e quantas horas a viagem vai durar. Além disso, é sempre bom saber a temperatura da cidade para onde vocês estão indo, para escolher que roupas levar. Todos esses são exemplos de grandezas e medidas.
__________________________________________

O que são grandezas

Grandeza é o nome dado a alguma coisa que você pode medir. Uma delas é o comprimento. Ele é usado para saber a sua altura, por exemplo. Já quando você se refere a algo que seja leve ou pesado, está falando da grandeza massa. E se você diz que alguma coisa está quente ou fria, a grandeza correspondente é a temperatura.
__________________________________________

Unidades de medida

As grandezas podem ser representadas por números e cada uma tem uma unidade de medida, que por sua vez tem um símbolo correspondente, como o quilo (kg), o litro (l) e o metro (m).
Frequentemente estamos usando e comparando as unidades de medida. Quando sua mãe faz um delicioso bolo de chocolate, ela precisa saber a quantidade exata de cada ingrediente, caso contrário a receita vai dar errado. Para medir a farinha e o chocolate em pó, por exemplo, ela vai precisar medir esses ingredientes. A unidade de medida de cada um deles será o grama (g).
Agora imagine que você acorde de manhã e esteja bem quentinho debaixo do cobertor. De repente, o rádio anuncia que lá fora está fazendo 6 graus (ou 6ºC). Aí você saberá que está bastante frio, por causa da comparação de medidas: se estivesse fazendo 30 graus, estaria muito quente. A grandeza que indica frio ou calor é a temperatura.
Que tal conhecer as grandezas e as unidades de medida mais utilizadas no dia-a-dia e os instrumentos apropriados para medi-las?

Capacidade


Essa grandeza só pode ser aplicada a líquidos. É com ela que se sabe quantos litros de água, refrigerante ou produtos de limpeza existem em um recipiente (uma garrafa, um recipiente (uma garrafa, um balde, uma piscina, etc.). A unidade de medida de capacidade é o litro. A menor unidade é o mililitro (ml). Cada litro contém 1.000 mililitros.

Temperatura


É medindo a temperatura que se pode saber se está muito quente ou muito frio. Sua unidade de medida é o grau e o instrumento utilizado para calculá-la é o termômetro. Provavelmente, a sua mãe já utilizou esse instrumento para verificar a temperatura do seu corpo e descobrir se você estava com febre. Você já deve ter visto também o termômetro de rua, que indica a temperatura do local a cada instante.

Massa


Você já foi com sua mãe ao sacolão, à feira ou ao supermercado? Se foi, já reparou que as frutas, os legumes e as carnes precisam ser pesados. Isso acontece para que sua mãe saiba quantos quilos está levando para casa de cada produto e o quanto ela vai pagar por cada um deles.
O instrumento de medida de massa ou peso é a balança. Entre a grande variedade de balanças, as mais conhecidas são a eletrônica, a de ponteiro e a de pratos. Já as unidades de medida são o grama(g), o quilo(kg) e a tonelada (t). Cada 1.000 gramas equivalem a um quilo. Mil quilos são o mesmo que uma tonelada.
Pode aparecer estranho, mas as coisas tem massa, não peso. Quando você sobe na balança, o valor obtido representa a quantidade de massa do seu corpo. Tornou-se comum no dia-a-dia, porém dizer que as coisas tem peso.

Comprimento

É medindo o comprimento que você sabe sua altura e a distância de sua casa até a escola, por exemplo. As unidades de medida de comprimento são o centímetros(cm), o metro(m) e o quilometro(km). Um metro equivale a 100 centímetros. Se a sua altura em metros é 1,45, então você mede 145 centímetros. Para medidas muito precisas, utiliza-se o milimetro(mm). Cada 10 milimetros equivalem a um centimetro. Já um quilometro é a mesma coisa que 1.000 metros. O quilometro é usado para medir grandes distancias, como estradas. Os principais instrumentos de medida de comprimento são a régua, a trena e a fita métrica.
__________________________________________________

Comparando as grandezas

Você já ouviu alguém falar que 70 quilos pesam mais do que 5 metros? É claro que não, porque as grandezas não se misturam. Elas não podem ser comparadas umas com as outras.
Grandezas só podem ser comparadas quando são do mesmo tipo. Se você fala que é mais alto do que o Paulinho, está se referindo ao comprimento. Se a Daniela diz que é mais magra que você, está falando de massa. Mas de maneira nenhuma é possível comparar massa e altura, pois as unidades de medida são diferentes.
Nem tudo o que se compara, porém, é uma grandeza. Se você diz que uma mesa é branca e a outra, azul, não se trata de grandeza, pois não se podem somar ou subtrair cores.

Grandezas diferentes - Massa, capacidade, comprimento e temperatura são grandezas que não se misturam e não se comparam.
__________________________________________________

Outras unidades de medidas

As mesmas grandezas podem ter diferentes unidades de medida em várias regiões, o que pode causar bastante confusão. Enquanto na maior parte do mundo utilizam-se metros e quilômetros para medir distâncias, nos Estados Unidos e na Inglaterra elas são medidas em milhas. Cada milha tem 1.609 metros.
A diferença entre sistemas de medidas causou em 1999 um grande problema para a agência espacial norte-americana, a NASA.
Ela utiliza o sistema de metros e quilometros. Porém, realizou uma missão conjunta com a Inglaterra, enviando uma sonda espacial para o planeta Marte. Como os ingleses não foram avisados sobre qual sistema deveriam adotar, continuaram com o de milhas. O resultado foi que, na hora de a sonda se aproximar de Marte, ela recebeu duas informações diferentes dos controladores que estavam em Terra e se perdeu pelo espaço.

Sistemas diferentes - Os ingleses e os norte-americanos medem a distância em milhas.
__________________________________________________

O desenvolvimento do sistema de medidas

A necessidade de medir é bastante antiga. Ela surgiu quando o homem aprendeu a construir casas e a desenvolver a agricultura. Para isso, ele precisava de instrumentos que o ajudassem. Como ainda não dispunha deles, usou o próprio corpo para medir comprimentos. Assim, criou as medidas palmo e pé. Elas surgiram dos tamanhos da da mão e do pé.

Imprecisão - A diferença de tamanho entre as mãos das pessoas não permite o uso dessa medida para medições exatas.


Mas existia um grave problema: as pessoas tem diferentes tamanhos de mãos e pés. Quando um grupo se reunia para realizar uma construção, não havia um padrão a ser seguido, gerando muita confusão. Por exemplo: se você medir a distancia do seu quarto até o banheiro com seu pé, chegará a um resultado. Mas se um adulto fizer a mesma coisa, o resultado será outro.
Com o passar do tempo, até reis tentaram solucionar esse problema, instituindo que a medida de um pé seria correspondente ao tamanho dos pés deles.
Foi somente em 1790 que se chegou à melhor e mais precisa solução: matemáticos franceses reuniram-se a fim de criar um sistema único de medidas. Depois de muitos cálculos, experiências e discussões, eles finalmente chegaram ao metro, marcado em uma barra de platina que está guardada até hoje em um museu de Paris. O mesmo aconteceu com a massa: ao longo do tempo, o homem utilizou vários recursos para medi-la, mas nenhum era preciso. Assim como foram os cientistas que definiram o metro como padrão, também foram eles que determinaram o quilo.
Com o passar do tempo, para medidas menores surgiram o centimetro e o grama e, para as maiores, o quilometro e a tonelada. Essas unidades de medida foram adotadas pela maioria dos países e duram até hoje.

Precisão - A régua foi um dos inventos surgidos depois da ação do metro e do centímetro.

Fonte: Coleção Para Saber Mais Recreio - Educação Matemática - Grandezas

2 comentários:

Anônimo disse...

!!!!

EJA Mais disse...

Gostei e imprimi o texto pois estou estudando sobre o assunto.
Sou professora da EJA e estou iniciando um blog de leitura online para alunos da EJA. Gostaria de convidá-lo a visitar o meu blog e se gostar seguir ficarei muito honrada caso decida seguir.

http://ejaemais.blogspot.com.br