domingo, 27 de setembro de 2009

Inquilinismo e Protocooperação

Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Ycl4Cwi7wMA

Inquilinismo

O inquilinismo é uma relação ecológica intra-específica harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra. Geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, vivendo uma espécie (inquilina) sobre a superfície ou no interior da outra (hospedeira). Esse termo é normalmente empregado para associações de espécies vegetais, contudo também aplicável a organismos animais.

São exemplos de inquilinismo:

Em vegetais, especialmente entre as epífitas (plantas que vivem sobre outras plantas: as bromélias, as samambaias e as orquídeas), se desenvolvem sobre os galhos das árvores de grande porte. Este posicionamento favorável permite a considerável captação luminosa necessária ao processo de fotossíntese. A existência dessas plantas, encontradas em extratos arbóreos elevados, ocorre a partir de eventos naturais relacionados à dispersão das estruturas de reprodução ( sementes ou gêmulas), por meio do hábito nutricional de alguns animais ou através do vento. Nesta relação não ocorre parasitismo com fornecimento de seiva elaborada ou bruta. Contudo as espécies inquilinas absorvem os nutrientes (partículas suspensas no ar e dissolvidas na chuva), armazenados em adaptações foliares (receptáculos) ou também através de raízes absorventes.

Nos animais, uma interação bem evidente, é a situação de inquilinismo existente entre o peixe-agulha e os pepinos-do-mar (Equinodermos). Quando em perigo estes pequenos peixes procuram abrigo no aparelho digestório desses equinodermos. Ainda no meio aquático marinho, também é possível a observação de quimeras (peixes cartilaginosos), fixados no dorso dos tubarões e arraias.

Protocooperação

A protocooperação é uma relação ecológica interespecífica harmônica não obrigatória, na qual há vantagens recíprocas entre as espécies que se relacionam, ou seja, ocorre comum beneficiamento entre ambos os organismos, vivendo de forma independente.

São exemplos de protocooperação:

Um exemplo desta relação é a situação existente entre os caranguejos (paguro / ermitão) que ao se deslocarem, servem de meio de transporte para as anêmonas, fixadas no dorso das conchas desses crustáceos, aumentando a captação de alimentos. Por vez, estes cnidários, protegem o paguro contra o ataque de predadores devido a presença de substâncias urticantes, contidas em seus tentáculos.

Uma outra situação é a relação entre a ave-palito e crocodilos. As aves se alimentam retirando os restos de alimentos entre os dentes do crocodilo, enquanto dormem de boca aberta, livrando-os de parasitas indesejáveis.

Cursos Online 24 Horas
Cursos Online com Certificado -Cursos 24 Horas

Nenhum comentário: