segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Reino Animalia

_



Características gerais

De modo geral, pode-se considerar características típicas de animais:
>Eucariontes multicelulares - células sem parede celular, plastídios e pigmentos;
>Heterotróficos - se alimentam por ingestão e realizam digestão intracorporal (intracelular ou extracelular, geralmente em cavidades especializadas);
>Diferenciação celular - na sua maioria, tecidular;
>Capacidade locomotora - pelo menos em parte do seu ciclo de vida;
>Sistema nervoso - capta informações do meio e coordena a resposta do organismo, que reage rapidamente a estímulos;
>Reprodução sexuada - na sua grande maioria, com meiose pré-gamética e em que o gameta feminino – óvulo – é geralmente imóvel e o gameta masculino – espermatozóide – é pequeno e flagelado.


-> possuem um ativo metabolismo, organização centralizada, meio interno constante, sistema de excreção, crescimento diferencial e diferenciação de camadas no desenvolvimento dos embriões.

O reino animal é dividido em dois reinos:

>Protozoários (animais unicelulares) Os Protozoários podem se reproduzir (exemplo: amebas) por simples divisão ou podem apresentar ciclo reprodutivo como os esporozoários. Sendo os animais mais simples os que possuem apenas uma célula (unicelulares), supõe-se que estes tenham derivado todos os outros. Esta grande divisão possui inúmeros representantes vivendo em habitat diversos, podendo viver isoladamente ou em colônias (grupos organizados) que geralmente se multiplicam por bipartição. Alguns protozoários causam doenças graves ao homem e a outros animais.
>Metazoários (animais com várias células) Os Metazoários compreendem os animais constituídos de grande número de células. Esse grupo é muito complexo, indo desde as esponjas até os animais superiores, que desenvolveram órgãos, aparelhos e sistemas altamente especializados (circulatório, excretor, digestório, nervoso, muscular etc.).

Os animais podem se dividir em dois grandes grupos: o dos invertebrados, que não possuem vértebras, e o dos vertebrados, que as possuem.

Os animais diblásticos aparecem primeiramente, estes são representados pelos cnidários (medusas e corais). Os triblásticos, que constituem todos os outros animais apareceram depois.
-> Simetria bilateral (corpo dividido em duas metades simétricas), o que propicia o equilíbrio e diminui a resistência do ar ao movimento. Grande parte dos animais apresenta
-> Simetria radial (corpo dividido em vários planos de simetria) são chamados radiados, e são representados pelos cnidários.

Exemplos de simetria radial e simetria bilateral .

Classificação dos seres


O ramo da Biologia que estuda os animais é a Zoologia
(zoo = animal; logia = estudo).

Biólogos calculam em 1.300.000 o número de espécies animais, sendo que dentro de uma mesma espécie há diferenças entre raças, macho e fêmea e adultos e larvas. Existem aproximadamente 32.000 protozoários; 3.000 espongiários; 9.000 celenterados (corais, medusas, etc.); 7.000 vermes de corpo chato, 3.000 de corpo roliço; 4.800 equinodermos (ouriços do mar, estrelas do mar, etc.); 40.000 moluscos (caramujos,ostras,etc.);6.000 anelídeos(minhocas, sanguessugas, etc.); 25.000 crustáceos (camarões, escorpiões, etc.); 8.000 artrópodes (lacraias,piolhos-de-cobra, etc.), 660.000 insetos (baratas, formigas, gafanhotos, etc.); 15.000 peixes, 1.900 anfíbios (sapos, rãs, etc.); 4.000 répteis (jacarés, cobras, tartarugas, etc.); 25.000 aves e 15.000 mamíferos.


O desenvolvimento embrionário é uma das principais etapas que fornece uma base importante para a classificação dos animais.

Veja no quadro a seguir como os animais podem ser agrupados de acordo com o desenvolvimento embrionário:



Se comparado com outros reinos de seres vivos, a variedade do Reino Animal é
muito grande. São aproximadamente 35 os filos animais.


Filo Cordhata (cordados)

Répteis

Aves


Peixes


Mamíferos


Filo Echinodermata (equinodermos)
ouriço-do-mar, estrela-do-mar, lírios-do-mar.

Filo Arthopoda (artrópodes)
insetos, crustáceos, aracnideos, miriapódes


Filo Cnidaria (Celenterados)
medusas, hidras, caravelas, corais, águas-vivas, anêmonas, animais aquáticos, quase todos marinhos, e diblásticos.

Filo Annelida (Anelídeos)
minhoca, nereis, sanguessugas.


Filo Nematoda (nematelmintos)
áscaris (lombriga), filária, ancilóstomo.


Filo Platelminthes (Platelmintos)
planárias, schistosoma, tênias(solitárias).


Filo Porífera (Poríferos)
esponjas,aquáticos(em sua maioria marinhos),fixos (sésseis)







Cursos Online 24 Horas



Cursos On-line


2 comentários:

Anônimo disse...

vlw tava presisando desses filos

Unknown disse...

^^
volte sempre