domingo, 23 de novembro de 2008

Classificação dos seres vivos



Dada a grande variedade de seres vivos da terra os cientista os organizaram para facilitar o seu estudo e para estabelecer a filogênese
( filo = raça, gênese = origem) ou filogenia, isto é, a possível seqüência em que os seres vivos surgiram, tentando demonstrar a história evolutiva de cada grupo.
Para isso, os cientistas analisam semelhanças e diferenças no desenvolvimento embrionário, na estrutura celular e bioquímica, na anatomia e na fisionomia de seres vivos atuais ou extintos ( POR MEIO DE FÓSSEIS).

Taxonomia



É a Parte da Biologia que identifica, nomeia e classifica os seres vivos, é o que estuda as relações evolutivas entre eles é a Sistemática:
Taxonomia ( taxis = arranjo, ordem; nomo = lei)



>O nome cientifico


Toda espécie conhecida tem um nome científico único, universal, ou seja, é válido em todos os países. É escrito em latim ou latinizado. O nome científico é binominal, ou seja, composto de duas palavras, como Homo sapiens (ser humano).


A primeira palavra do nome científico, que indica o gênero, começa com letra maiúscula.A segunda palavra, que junto com a primeira indica a espécie, começa sempre com letra minúscula.Os nomes científicos devem estar destacados no texto: ou em negrito, ou em itálico ou sublinhados. Ex: Felis catus (gato), ou Felis catus, ou Felis catus.


Características dos reinos


Reino Monera - Inclui os seres com célula procariótica. Ex: Bactérias e cianobactérias.


Reino Protista - Inclui seres com célula eucariótica, podendo ser autótrofos ou heterótrofos; unicelulares ou pluricelulares e, nesse caso, não possuindo tecidos verdadeiramente organizados. Ex: Protozoários e as algas macroscópicas e microscópicas.

Reino Fungi - Inclui organismo com célula eucariótica, heterótrofos, aclorofilados, unicelulares ou pluricelulares sem tecidos organizados. A maioria vive em decomposição de matéria orgânica morta. Ex: Cogumelos, orelhas-de-pau, mofos, bolores, e leveduras

Reino Plantae - Inclui seres com células eucarióticas, autótrofos pluricelulares, com tecidos organizados. Dele fazem parte todos aqueles seres que normalmente são chamados de plantas. Ex: Briófitas (musgos), pteridófitos (samambaias), gimnospermas (pinheiros) e angiospermas (todas as demais plantas conhecidas)

Reino Animalia - Inclui seres com células eucariótica, heterótrofos e pluricelulares, com tecidos organizados. Dele fazem parte aqueles seres que sempre nos acostumamos a considerar como animais. Ex: Esponjas, cnidários (também conhecidos como celenterados), platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados






Cursos Online com Certificado



Cursos 24 Horas - Cursos Online a partir de R$ 20



Nenhum comentário: