sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tempo de eleições

Toda vez que as eleições se aproximam, o que mais se ouve e se vê são diversos nomes e números de candidatos no rádio, na televisão e em cartazes espalhados pela cidade. Mas para que servem e por que as eleições são tão importantes? É isso o que você vai aprender.
___________________________________

O processo da eleição só é possível porque o Brasil é um país que possui um sistema democrático. Isso quer dizer que é o povo quem escolhe, por meio de voto, aqueles que serão seus representates e irão lutar por seus direitos.
O ato de votar é bastante sério. Nessa hora, as pessoas precisam conhecer muito bem os candidatos, para escolher aqueles que possam realizar o maior número possível de melhorias para a sociedade em geral. Muitas escolas organizam votações para saber qual a preferência dos alunos, como se fosse uma eleição de verdade. Você já participou de algum tipo de eleição em sua escola?
____________________________________

Atenção na escolha

Para conhecer bem um candidato, é preciso avaliar sua proposta do governo e também o que ele já fez no passado. Para saber tudo isso, as pessoas podem acompanhar o noticiário da televisão, do programa eleitoral gratuito também é uma boa opção. Mas, atenção: a maioria dos candidatos promete honestidade se eleito, como se isso fosse um favor para a população e não uma obrigação de todas as pessoas, sobretudo dos políticos.
____________________________________

O trabalho dos políticos

As eleições brasileiras são realizadas para a escolha dos representantes políticos municipais, estaduais ou federais. Os municipais são os prefeitos e os vereadores, que defendem os interesses das cidades. Os estaduais são os governadores e os deputados estaduais. Eles decidem quais caminhos os estados devem seguir. Já os federais são os deputados federais, os senadores e o presidente da República, que tratam das questões relacionadas ao país como um todo.
As eleições em que se escolhem prefeitos e vereadores são chamadas de municipais. Nelas são eleitas as pessoas responsáveis por cuidar dos municípios pelo período de quatro anos.
Os vereadores reúnem-se na Câmara Municipal e devem apresentar propostas de melhoria para o dia-a-dia da cidade, as quais são submetidas a votação, realizada pelos próprios vereadores na Câmara. Se aprovadas, precisam receber outra aprovação: a do prefeito.
Saiba um pouco mais sobre as obrigações dos prefeitos e vereadores.

Prefeito


É ele quem administra a cidade e toma as decisões mais importantes. A realização de grandes obras, a circulação de ônibus, o sistema de saúde e a coleta de lixo, por exemplo, devem ser administrados por ele. Muitas vezes, o prefeito encaminha alguns projetos de melhoria da cidade para que os vereadores analisem. Isso acontece quando esses projetos envolvem grandes custos para a prefeitura. Os vereadores podem aprová-los ou recusá-los.

Vereadores

Cada vereador representa uma região do município e procura realizar melhorias que atendam às necessidades dessa região e de seus moradores. Podem ser, entre outras, a colocação de asfalto em ruas, a contrução de postos de saúde ou a instalação de iluminação em determinada rua.
_________________________________________

Como funciona uma eleição

O processo eleitoral é tão importante que existe uma série de leis para organizá-lo. Algumas delas estabelecem os direitos das pessoas e outras prevêem punições a quem desrespeitá-las.
No Brasil, o voto é obrigatório para todos os cidadãos acima de 18 anos e abaixo de 70 anos. Quem não comparece para votar deve apresentar uma justificativa para a Justiça Eleitoral, o órgão responsável pelas eleições.
Uma das mais importantes leis eleitorais é a que determina o voto secreto. Ninguém é obrigado a falar em qual candidato votou ou vai votar.
Outra lei proíbe a distribuição de propaganda dos candidatos perto dos locais de votação, como camisetas ou "santinhos", aqueles papéis com os nomes e números dos políticos.
Conheça outras características das eleições.

Urna eletrônica

É o instrumento utilizado pelo eleitor para votar. Há poucos anos, utilizava-se uma cédula de papel, que continha os nomes de todos os candidatos. Hoje, todas as cidades brasileiras já tem a urna eletrônica: basta digitar o número do candidato e confirma.

Analfabetos

As pessoas que não sabem ler nem escrever tem os mesmos direitos que as que sabem. Por isso, elas também votam. A única diferença é que os analfabetos não são obrigados a votar.

Idosos

As pessoas com mais de 70 anos também tem direito ao voto mas, do mesmo jeito que os analfabetos e os jovens de 16 e 17 anos, não são obrigados a comparecer para votar.
___________________________________

Cidades, estados e país

Você já sabe que os vereadores e prefeitos atuam nas cidades. Para os estados e para o país, são outros os políticos.
O trabalho dos deputados estaduais é parecido com o dos vereadores. A diferença é que suas ações valem para todo o estado em que eles foram eleitos. Uma lei de Goiás não pode ser aplicada em Pernambuco, por exemplo. As leis estaduais, porém, não podem desrespeitar a Constituição, que reúne as leis máximas do país.
Já o governador é a pessoa que comanda um estado e deve atender a todas as cidades que fazem parte dele.
Os deputados federais e os senadores são aqueles que fazem as leis que valem para todo o Brasil. E o presidente é quem comanda o país.
Câmara dos Deputados - Os deputados federais reúnem-se em Brasília, capital do Brasil, e suas decisões são válidas para todo o país.
_________________________________________

A conquista das mulheres

Durante muito tempo as mulheres do mundo todo não tiveram seus direitos respeitados em várias áreas. A política foi apenas uma delas. Até o começo do século XX, poucos países aceitavam o voto feminino.
A mulher só pôde votar pela primeira vez em 1893, na Nova Zelândia. Depois, foi a vez da Austrália, em 1906. Nos Estados Unidos, um dos países mais avançados do mundo, as mulheres só puderam participar de uma eleição a partir de 1920.
O Brasil quase foi o país pioneiro em relação ao voto feminino, que chegou a ser aprovado na Constituição de 1890. Mas houve muita discussão e no fim acabou recusado. Depois disso, ele só foi reconhecido em 1933. Hoje, as mulheres não apenas votam como também podem concorrer a cargo político, inclusive o de presidente.
Voto feminino - Ao contrário de hoje, em que são obrigadas a votar, antigamente as mulheres eram proibidas de participar da política.
__________________________________________

Os avanços dos sistema eleitoral do Brasil

O Brasil passou por um longo processo até que todas as pessoas pudessem votar para escolher seus representantes. Em uma das primeiras eleições oficiais do país, em 1824, mulheres, homens com menos de 25 anos, padres, índios e escravos eram proibidos de votar. Só homens que tivessem bastante dinheiro tinham direito ao voto.
Nessas épocas a votação não era secreta, mas aberta. Ou seja, as urnas com os votos não eram fechadas. Desse modo, ficava fácil para pessoas desonestas modificar o conteúdo das urnas e fazer com que ganhasse o candidato que lhes pudesse ser mais útil.
Principalmente nas áreas rurais, vigorou durante muito tempo o chamado "voto de cabresto". Homens poderosos dessas regiões tinham seus cadidatos preferidos e obrigavam os trabalhadores do campo a votar neles. Como o voto não era secreto, os trabalhadores que não votassem nesses candidatos sofriam ameaças e até mesmo punições.
A eleição de 1934 foi a primeira em que o voto passou a ser secreto. Nesse ano foi criada a Justiça Eleitoral, para ser o órgão responsável pela organização das eleições.
A partir das eleições de 1989, entrou em vigor a atual lei eleitoral. Por ela, todos os cidadãos acima de 16 anos podem votar.
Para concorrer em uma eleição, as pessoas devem pertencer a um partido, ou seja, uma associação que reúne pessoas com as mesmas ideias políticas. No Brasil, não há restrição quanto ao número de partidos que podem participar de um processo eleitoral.
Voto secreto - No início do século XX, o voto secreto já era reivindicado em campanhas pelo país.
______________________________________
Fonte: Coleção Para Saber Mais Recreio - Ciências Humanas - Eleições

Chefe é chefe

Não leia a resposta antes de pensar... é muito boa.


Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação
de diamantes.

Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior.
Disse que o avião que ele viajaria com destino à Rússia sofreria um acidente e,
em conseqüência, todos os passageiros morreriam.
Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro
pânico de aviões.
Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo.
Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que aquele avião
caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes...!
Imediatamente chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu
efusivamente pelo aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma
explicação, despediu-o da companhia.
O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar
a vida do seu chefe.
Pergunta:
- Por que o guarda foi mandado embora?
Não leia a resposta abaixo...
Pense um pouco...






.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.






Resposta:

O empregado era guarda-noturno. Se ele teve um sonho à noite e contou
logo pela manhã, é porque estava dormindo em serviço...!
Conclusão:
Chefe é chefe... Por melhor que você seja e por mais que você faça,
você nunca agrada.


Fonte: Texto recebido por e-mail

Viver sem esposa

UM DIA CONSIGO VIVER SEM ESPOSA!!!!

O marido e a mulher não se falavam há uns três dias.
Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reunião muito cedo no escritório.Como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer, escreveu num papel:
'Me acorde às 6 horas da manhã'.
No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h30. O homem teve um ataque e pensou:
- Que meeeerdaaa! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela não me acordou...
Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou um papel no qual estava escrito:
- ...São seis horas, levanta!!!

Moral da História:
Não fique sem conversar com as mulheres, elas ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na vingança!!!!!!
O casamento é a relação entre duas pessoas, onde uma pessoa está sempre certa e a outra, é o marido!


Texto recebido por e-mail

terça-feira, 13 de abril de 2010

Estações do ano

Porque será que o ano é dividido em estações? É o que vamos descobrir.
_____________________________________

Todos os planetas do sistema solar, incluindo a Terra, se deslocam ao redor do Sol. Esse movimento é chamado de translação, ou órbita. A volta completa da Terra ao redor do Sol leva 365 dias, ou um ano.
A Terra é dividida em duas partes: os hemisférios Norte e Sul. Eles são determinados por uma linha horizontal imaginária no centro da Terra, a Linha do Equador. Ao longo do ano, à medida que nosso planeta dá a volta ao redor do Sol, esses hemisférios recebem alternadamente porções desiguais de luz e calor. Quando é verão no Hemisfério Sul, é inverno no Norte, e vice-versa. No verão, ao contrário do inverno, os dias são mais longos e as noites, mais curtas.
____________________________________

Interferência na natureza

As estações do ano interferem muito na vida dos vegetais. A maioria das frutas, por exemplo, necessita do calor para se desenvolver. Como o Brasil é muito grande e sempre há tempo quente em muitas de suas regiões, durante todo ano há diversas frutas à disposição. Já nos países frios as frutas cultivadas são típicas de lá, como a maçã, o pêssego e a cereja.
____________________________________

O movimento da Terra

O caminho que a Terra faz ao redor do Sol, a translação, tem a mesma velocidade a cada segundo e acontece de forma oval, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio.
Na ilustração acima, você pode observar que os hemisférios Norte e Sul recebem quantidades diferentes de luz e calor porque a Terra tem um eixo vertical, também imaginário, inclinado em relação ao Sol. Imagine que uma bola de isopor fosse a Terra, e você colocasse no centro dela uma agulha de tricô. A agulha seria o eixo. Esse eixo inclinado faz com que, dependendo da época do ano, um hemisfério fique mais próximo do Sol e o outro mais distante. A parte mais próxima vai receber mais luz e calor que a outra. É isso que define as estações do ano.

Inverno

Devido à maior distância de um dos hemisférios da Terra em relação ao Sol, em razão da inclinação do eixo, o inverno é a estação do ano em que os dias são mais curtos e as noites, mais longas. Nas regiões próximas à Linha do Equador, como no Norte e no Nordeste brasileiros, quase não existem dias frios no inverno, mas chuvas. Nos estados do Sul e Sudeste, as chuvas são raras no inverno e em alguns locais mais altos, como nas serras gaúchas, chega a nevar. No Brasil, o inverno dura de 21 de junho a 23 de setembro.

Primavera

Nessa estação, que antecede o verão, os dias vão ficando mais longos do que as noites e também começam a esquentar. As flores aparecem com mais intensidade, já que a temperatura se torna bastante agradável, ideal para a maioria delas. A primavera começa no dia 23 de setembro e termina em 22 de dezembro.

Verão

Na maior parte do mundo, verão é sinônimo de sol e calor. No Brasil, ele começa no dia 22 de dezembro e termina em 21 de março e costuma ser bastante quente. Outra característica dessa estação em nosso país é a ocorrência de muitas chuvas, especialmente nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Outono

Nessa estação, o clima torna-se mais ameno, até com certo frio. No começo do outono, as folhas das árvores tornam-se amarelas. À medida que a estação avança, elas começam a cair, pois as árvores se preparam para receber o inverno. O outono dura de 21 de março a 21 de junho.
___________________________________

A rotação terrestre

O movimento que a Terra faz ao redor de si mesma dura 24 horas, ou seja, um dia. Nesse período, a quantidade de luz que um hemisfério recebe depende da inclinação do eixo terrestre. Se a parte norte do planeta estiver mais próxima do Sol, com certeza ela terá mais de 12 horas de luz solar em um dia. Já na parte sul, serão menos de 12 horas
Mas existe outro fator que interfere nesse número de horas: a proximidade das regiões com os extremos da Terra, os pólos. Isso também ocorre devido à inclinação do eixo terrestre. No verão do Hemisfério Norte, por exemplo, o Pólo Norte recebe iluminação constante, tendo quase 24 horas de luminosidade. Nesse mesmo período, o Pólo Sul tem inverno e quase não recebe luz.
____________________________________

Inverno o ano inteiro

Existem algumas regiões do nosso planeta que têm praticamente apenas uma estação do ano, o inverno. Isso acontece nos pólos porque eles se localizam nos extremos da Terra.
Nos seis meses do ano em que recebem luz solar, o calor do Sol não é suficiente para aquecer esses locais. Lembre-se de que a Terra é inclinada e é na parte central que o calor chega com maior intensidade.
Na Groenlândia, no Alasca e na Antártida, o frio abaixo de zero é constante. No verão, o calor que chega a esses lugares apenas derrete um pouco do gelo. Nesses locais, o inverno mantém a escuridão quase 24 horas por dia, por seis meses. Nos outros seis meses, porém, quase sempre é dia claro.
Paisagem sempre branca - Nos extremos do planeta, o frio e a neve estão presentes o ano todo.
_____________________________________

Influenciando o clima na Terra

Há outros fatores, além da emissão de luz solar e da inclinação do eixo terrestre, que influenciam e ajudam a determinar as características do clima em certas regiões do planeta.
O relevo, que é a diferença de nível entre as regiões na superfície terrestre, é um deles. O fenômeno El Niño é o outro. Este é o nome dado ao aquecimento da superfície das águas do Oceano Pacífico e de sua atmosfera. Esse fenômeno percorre o eceano e interfere no clima de várias partes do mundo, até do Brasil, onde causa alguns dias de muito calor no inverno, por exemplo.
O homem também interfere no clima, quando provoca queimadas ou destrói florestas. Isso gera aumento na temperatura do planeta, o que muda as condições ambientais.
Mudanças graves - A destruição das florestas pode ressecar e destruir um solo.
____________________________________

As zonas climáticas da Terra
Climas diferentes -Cada zona climática do planeta tem um tipo de clima.

Nosso planeta apresenta vários tipos de clima, definidos de acordo com a incidência de mais ou menos raios solares e calor. Eles são divididos em linhas imaginárias, que formam as chamadas zonas climáticas. A intertropical é a mais quente, pois fica na parte central do globo terrestre. Ela se localiza entre o Trópico de Câncer (linha imaginária no Hemisfério Norte) e o Trópico de Capricórnio (linha imaginária no Hemisfério Sul). A maior parte do Brasil e da África está nessa zona. Nela, há pouca diferença entre as estações do ano.
Floresta equatorial - Esse tipo de vegetação é encontrado no Brasil e na África.

Duas são as zonas temperadas do planeta: uma situa-se entre o Trópico de Cancêr e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte. A outra fica no Hemisfério Sul, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Na maior parte das regiões temperadas, como nos Estados Unidos, no Canadá e no Uruguai, o verão é bem quente, e o inverno bastante frio, com muita neve.
Há também as zonas frias, ou glaciais: uma fica acima do Círculo Polar Ártico e a outra, abaixo do Círculo Polar Antártico. Nelas, o inverno dura quase o ano inteiro.
Floresta temperada - Essa floresta é típica de Canadá e dos Estados Unidos.
___________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais - Recreio - Ciências Humanas - Geografia

domingo, 11 de abril de 2010

Deus quem faz

Alguma vez sentiste o desejo de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?

É DEUS
que te fala através do Espírito Santo.

Alguma vez sentiste tristeza e solidão, embora parecendo que alguém está ao teu lado?

É DEUS
que te acolhe através de Jesus Cristo.

Alguma vez ao pensares em alguém que te é querido e não vês há muito tempo, acontece que de repente encontras essa pessoa?

É DEUS
porque o acaso não existe!

Alguma vez recebeste algo maravilhoso que nem tinhas pedido?

É DEUS
que conhece bem os segredos do teu coração.

Alguma vez estiveste numa situação muito problemática sem teres a menor idéia de como resolver e de repente a solução aparece?

É DEUS
que toma os nossos problemas nas Suas Mãos.

Alguma vez sentiste uma imensa tristeza na alma e de repente é como se um bálsamo fosse derramado e uma paz inexplicável invade teu ser?

É DEUS
que te consola com um abraço e te dá esperança.

Alguma vez te sentiste tão cansado da vida, a ponto de querer morrer... e de repente um dia, sentes que tens força suficiente para continuar?

É DEUS
que te carrega nos Braços e te dá descanso.

Tudo é melhor quando...
É DEUS QUEM ESTÁ À FRENTE DE TUDO!!!

Processos cognitivos (Habilidades Básicas)


Preste muita atenção à história abaixo:

"Quatro senhores, cujos trabalhos são diferentes, moram em quatro casas vizinhas. Cada um tem sua bebida predileta, que é diferente da dos outros."

1. O senhor Silva mora à esquerda.

2.O senhor Souza mora à direita do homem que gosta de tomar café.
3.O vizinho da direita do senhor Gomes mora numa casa coberta de ripas.

4.O senhor Soares mora à direita.

5.O homem que gosta de tomar chá mora à esquerda da casa coberta com folhas de zinco.

6.O senhor Silva gosta de tomar cerveja.

7.O vizinho da direita do senhor Silva mora numa casa coberta de sapê.

Pergunta-se:

1.Quem gosta de beber leite?

2.Quem mora na casa coberta de telhas vermelhas?
__________________________________________








Respostas:

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Corpos espaciais

Além da Lua, dos planetas e das estrelas, o Universo tem muito outros corpos espaciais. Eles viajam pelo espaço e alguns até chegam à Terra. São os asteróides, cometas, meteoros, meteoróides e meteoritos. Vamos saber o que é cada um e quais as diferenças entre eles?
______________________________________

Enormes rochas, pequenas partículas de poeira espacial, sobras de planetas e grandes porções de gelo são alguns dos corpos espaciais que viajam pelo Universo com velocidade de até milhares de quilômetros por hora. Alguns deles, como determinados cometas, chegam a ficar a trilhões de quilômetros da Terra e só passam perto de nosso planeta de milhares em milhares de anos.
Todos esses corpos tem um órbita, ou seja, percorrem determinado caminho ao redor de outros astros. Imagine que eles tenham um ponto de partida. Para alcançá-lo novamente, dando uma volta em torno do Sol, por exemplo, alguns astros levam vários dias, enquanto outros podem demorar até milhões de anos. Tudo depende de seu caminho.
______________________________________

Impressão diferente

As noções de tempo, distância e velocidade no espaço são diferente das que conhecemos. Para a astronomia, a distância de 100 mil quilômetros de um astro em relação a outro pode ser considerada curta. Eles também podem achar pequena a velocidade de 2 mil quilômetros por hora com que um corpo viaja.
______________________________________

Os brilhantes cometas

Os cometas nada mais são do que enormes rochas geladas que viajam a uma velocidade de milhares de quilômetros por hora pelo espaço. Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão sobre qual é a origem deles.
Devido à sua aparência, desde a Antiguidade os cometas talvez sejam os fenômenos espaciais que mais chamam a atenção dos homens. Seu nome originou-se da palavra grega "kométes", que significa cabelo. Isso porque os gregos antigos achavam que o grande rastro de luz brilhante deixado por esse corpo no céu se assemelha a uma mulher com o cabelo penteados para trás.
Eles se referiam à cauda do cometa, que se forma toda vez que esse corpo passa perto do Sol. Com o calor, o cometa derrete um pouca e deixa para trás poeira, gases e cristais de gelo. Observe na ilustração qual é a sua estrutura.


Cauda de poeira

É a parte de trás do cometa e pode atingir milhares de quilômetros. Ela se forma sempre que esse corpo passa próximo ao Sol. Quando o cometa derrete, ele solta os gases e a poeira espacial que o acompanham. A forte energia solar empurra tudo isso para trás. Quando o cometa está longe do Sol essa cauda se desfaz.

Cauda de gases

Essa cauda também se forma cada vez que um cometa chega perto do Sol, pois o calor e a energia solar fazem com que os gases sejam jogados para trás. A cauda de gases, que tem a cor sempre azulada, parte da cabeleira e fica ao lado da cauda de poeira.

Cabeleira

Também chamada de coma, a cabeleira forma com o núcleo a "cabeça" de um cometa. Sua forma é quase redonda. Ela é feita de gases brilhantes e aumenta cada vez que o cometa se aproxima do Sol, pois eles se descongelam com o calor.

Núcleo

A parte central do cometa é sua única área sólida, composta basicamente de matéria congelada. Uma capa preta de poeira sobre o núcleo, o que o faz parecer uma de futebol escura.
___________________________________

Batizando os cometas

Alguns nomes dos cometam homenageiam as pessoas que os descobriram. O cometa de Biela, por exemplo, recebeu esse nome depois que o astrônomo australiano Wilhelm von Biela o detectou, em 1826. Este cometa, aliás, é um dos que apresentam menor órbita: ele leva cerca de seis anos para completar uma volta ao redor do Sol.
Em compensação, o cometa de West é o que tem a maior órbita: seu trajeto demora aproximadamente 500 mil anos.
_________________________________

Grandes rochas

Os asteróides são pedaços de rochas que sobraram da formação dos planetas, há bilhões de anos, e apresentam um comportamento bem parecido ao deles, girando ao redor do Sol. A diferença em relação aos planetas é que os asteróides são bem menores e seu formato é bastante irregular. O maior asteróide de que se tem notícia chama-se Ceres: ele tem cerca de 1.000 quilômetros de diâmetro.
A maioria dos asteróides localiza-se entre os planetas Marte e Júpiter, num local conhecido pelos cientistas como cinturão dos asteróides. Pode acontecer de um desses astros desviar de sua órbita e chocar-se com algum planeta.
_____________________________________

Cometa Halley

É um dos cometas mais conhecidos. Seu nome é uma homenagem a Edmond Halley (1656 - 1742), que, após uma série de estudos do espaço e da órbita dos corpos espaciais, previu a aparição de um cometa em 1758. Ele estava certo e o astro ficou conhecido como Halley. Sua órbita é de 76 anos e passou próximo à Terra pela última vez em 1986. A sua próxima aparição será apenas em 2062.
_____________________________________

Meteoróides e meteoros

Meteoróides são corpos espaciais que por algum motivo se perdem no espaço. Desse modo, milhares deles entram diariamente na atmosfera terrestre, que é a camada de gases que envolve a Terra, e a maioria se desintegra durante essa passagem.
Quando entram na atmosfera, aparece um rastro luminoso no´céu, produzido em razão do atrito. Esse fenômeno, que é popularmente conhecido como estrela cadente, recebe o nome de meteoro. Quando muitos meteoróides entram na atmosfera ao mesmo tempo, surgem vários rastros que podem ser vistos no céu. É isso que os cientistas chamam de chuva de meteoros.
Espetáculo luminoso - As chuvas de meteoros são um dos fenômenos espaciais mais bonitos.
______________________________________

Desvendando mistérios

Uma das primeiras pessoas a se aprofundar no estudo do espaço foi o grego Aristóteles (348 a.C. - 322 a.C.). Na época em que ele viveu não havia muitos recursos para a observação do céu e por isso várias teorias formuladas na época estão superadas.
Aristóteles dizia, por exemplo, que os cometas eram porções de ar que pegavam fogo e quando o ar acabava o cometa desaparecia. Essa teoria foi aceita por mais 1.8000 anos.
Já no século XVI, cientistas ajudaram a compreender que os cometas são corpos celestes, pois desenvolviam uma órbita, assim como os planetas. O polonês Nicolau Copérnico (1473 - 1543) concluiu que todos os astros desenvolviam uma órbita circular ao redor do Sol. O alemão Johannes Kepler (1571 - 1630) melhorou essa tese, dizzendo que a órbita era elíptica, ou seja, quase oval. Ele estava certo.
Nicolau Copérnico - Esse astrônomo concluiu que os astros giram ao redor do Sol.
______________________________________

Grandes marcas no chão

Depois que entram na atmosfera terrestre, os pedaços que sobraram dos meteoróides são chamados de meteoritos. Estima-se que cerca de 20 toneladas deles cheguem à Terra por ano. A maioria dos meteoritos que caem sobre a superfície terrestre, porém, não é visível, pois geralmente são do tamanho de um grão de areia. Mas alguns são bem maiores e podem causar grandes estragos.
Cratera gigante - A Cratera do Meteorito, no Arizona, tem mais de um quilômetro de diâmetro.

Alguns cientistas acreditam na hipótese de que um enorme meteorito teria atingido a Terra há cerca de 65 milhões de anos, quando o homem ainda não existia. Esse choque de meteoritos com a Terra produz crateras na sua superfície. Uma das mais famosas é a Cratera do Meteorito, no Deserto do Arizona, nos Estados Unidos. Ela foi produzida pela queda de um corpo espacial de aproximadamente 60 mil toneladas, há cerca de 50 mil anos. Não existem registros de que um meteorito tenha atingido um ser humano.
Não é só em nosso planeta que os meteoritos causam estragos. Em 1610, o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564 - 1642) observava a Lua e percebeu que sua superfície era cheia de irregularidades. Hoje sabe-se que essas falhas são grandes crateras, formadas a partir de choques de corpos espaciais com ela.
E por que a Terra não tem tantas crateras quanto a Lua? Segundo os cientistas, nosso planeta pode até ter sido mais atingido por meteoritos do que a Lua, mas teria uma capacidade maior de renovar seu solo.
Grandes buracos - Algumas crateras na superfície da Lua causadas pelos choques com meteoritos são enormes.
_____________________________________

Fonte: Coleção Para Saber Mais Recreio - Ciências Naturais - Espaço

Carta ao marido

Ao meu querido marido.

Antes que regresses da tua viajem de negócios, quero
Que saibas de um pequeno acidente que tive quando
entrava na garagem……… Não quero que fiques preocupado,
pois a mim não aconteceu nada.

Regressava de compras quando ao entrar na garagem pus
o pé no acelerador em vez do freio. A porta da garagem
está um pouco amassada mas é que o meu carro só parou
quando chocou com o teu carro.

Estou realmente muito triste, porque sei como idolatras
o teu carro, mas eu também sei que me perdoarás,
porque sabes o quanto te amo………………………………………

Junto uma foto do acidente para que tenhas uma
ideia daquilo que te espera.Não foi grande coisa.

Te amo muito,

Tua adorada esposa




P. S.
A Tua amante
ligou…!!!!!!

Coisas para Deus cuidar

Para: Você
Data: Hoje
De: Eu
Assunto: Você
Referência: Vida...

Sou Deus...
Hoje estarei cuidando de todos os seus problemas...
Por favor... lembre-se:
“não preciso de sua ajuda”...
Se a vida lhe apresentar uma situação que você não possa resolver, não tente resolvê-la...
Por favor, coloque-as na caixa CDC (Coisas para Deus Cuidar)!
Todas as situações serão resolvidas,
mas no Meu tempo,
não no seu...
Uma vez que o assunto esteja colocado na caixa, não se preocupe, nem se apegue mais a ele...
Ao invés disso, concentre sua atenção em todas as coisas maravilhosas que estão presentes na sua vida agora!!!
Se você tiver um dia ruim no trabalho, pense naqueles que estão sem emprego há tempos...
Se você se desesperar por um relacionamento que acabou, pense naquela pessoa que nunca soube o que é amar e ser amado...
Se você se lamentar pelo fim de outro final de semana, pense naquela pessoa, nas ruas, trabalhando doze horas diárias, sete dias por semana, para alimentar os seus filhos...
Se o seu carro quebrar lhe deixando longe de algum lugar para buscar auxílio,pense no paraplégico que adoraria a oportunidade de dar essa caminhada....

Se notar um novo fio de cabelo branco quando olhar no espelho, pense nos pacientes com câncer, em tratamento de quimioterapia, que adorariam ter cabelos para examinar....

Se você se encontrar perdido e ponderando sobre o que a é a vida, afinal, se perguntando “qual é o meu propósito”, seja grato...

Existem aqueles que não vivem o suficiente para ter essa oportunidade...
Se você se encontrar como vítima da amargura, ignorância, pequenez ou insegurança de outras pessoas, lembre-se:

“AS COISAS PODERIAM SER PIORES”...

Você poderia ser
uma delas!...
“Estou com você...
Em todas as horas do seu dia...
Estarei lhe ajudando...
SEMPRE!...”

Blog Pintura em pedras

Visite o blog de Pinturas em pedras

pinturas feitas por mim e Céia, pedras que são transformadas em lindas pinturas.

Não deixe de visitar o blog.

Carne de urubu (piada)

Mor...Amo-or!!!...
- Hummmm???!!!...
- Acorda...
- Hummm?!
- Acoorda!!!....
Desorientado e assustado, o sujeito se levanta e pergunta:
- O que aconteceu?!
-Estou com desejo...
- Desejo???
- É...De comer carne de urubu...
- Urubu???.....Mas onde vou achar um bicho desses, agora???
- Vai no lixão...
- Tá louca!!!...Eu não vou a lixão algum!!!...Se quiser, pinte um frango de preto, mate e coma!!!...
Puta da vida, ela fala:
- Nunca se arrependa se nosso filho nascer com carinha de urubu.
Nove meses se passam... Chega o dia do parto e, quando o cara vai ver seu filho querido, vê que seu herdeiro é pretinho, pretinho.
O retardado, cheio de remorso, corre para a casa de sua mãe e diz:
- Mamãe, eu não quis dar carne de urubu para a minha esposa quando ela estava grávida e sentiu desejo. Agora meu filho nasceu preto como o bicho!!!....
A mãe, bem humorada, consola o filho, que está em prantos:
- Esquenta não, filho... Quando eu estava grávida de você, tive desejo de comer carne de touro, não consegui...
E você nasceu chifrudo, e nem percebeu!!!...

Carta de uma mãe loira (piada)

Meu querido filho Frederico

Escrevo estas poucas linhas que é para saber que estou viva.

Escrevo devagar porque sei que não gosta de ler depressa. Se receber esta carta, é porque chegou. Se ela não chegar, avisa-me que eu mando outra.

O teu pai leu no jornal que a maioria dos acidentes ocorre a 1 km de casa. Por isso, mudamo-nos pra mais longe.

Sobre o casaco que queria, o teu tio disse que seria muito caro mandar pelo correio por causa dos botões de ferro que pesam muito. Assim, arranquei os botões e coloquei-os no bolso. Quando chegar aí, pregue-os de novo.

No outro dia, houve uma explosão no botijão de gás aqui na cozinha. Teu pai e eu fomos atirados pelo ar e caímos fora de casa. Que emoção! Foi a primeira vez em muitos anos que o teu pai e eu saímos juntos.

Sobre o nosso cão, o Rexlino, anteontem foi atropelado e tiveram que lhe cortar o rabo, por isso toma cuidado quando atravessar a rua.

Tua irmã Laura vai ser mãe, mas ainda não sabemos se é menino ou menina. Portanto, não sei se vai ser tio ou tia.

Hoje, teu irmão Valclintone me deu muito trabalho. Fechou o carro e deixou as chaves lá dentro. Tive de ir em casa, pegar a reserva para a abrir. Por sorte, cheguei antes de começar a chuva, pois a capota estava arriada.

Se vir a Dona Rosinha, diz-lhe que mando lembranças. Se não a vir, não digas nada.

Um beijo,
Tua mãe Marcela.
PS: Era para te mandar os 300 reais que me pediu, mas quando me lembrei já tinha fechado o envelope.

A mochila e as pedras

Um fervoroso devoto estava atravessando uma fase muito penosa de sua vida, com graves problemas de saúde em família e sérias dificuldades financeiras. Por isso orava diariamente pedindo que o livrassem de tamanhas atribulações.

Um dia, enquanto fazia suas preces, um anjo lhe apareceu, trazendo-lhe uma mochila e a seguinte mensagem:

O Senhor se compadeceu da sua situação e lhe manda dizer que é para você colocar nesta mochila o máximo de pedras que conseguir, e carregá-la com você, em suas costas, por um ano, sem tirá-la por um instante sequer. Manda também lhe dizer que, se você fizer isso, no final desse tempo, ao abrir a mochila, terá uma grande alegria. E desapareceu, deixando o homem bastante confuso e revoltado.

"Como pode o Senhor brincar comigo dessa maneira? Eu oro sem cessar, pedindo a Sua ajuda, e Ele me manda carregar pedras?" Já não me bastam os tormentos e provações que estou vivendo? "Pensava o devoto. Mas, ao contar para sua mulher a estranha ordem que recebera do Senhor, ela lhe disse que talvez fosse prudente seguir as determinações dos Céus, e concluiu dizendo:

Deus sempre sabe o que faz...

O homem estava decidido a não fazer o que o Senhor lhe ordenara, mas, por via das dúvidas resolveu cumpri-la em parte, após ouvir a recomendação da sua mulher. Assim, colocou duas pedras pequenas, dentro da mochila e carregou-a nas costas por longos doze meses.

Findo esse tempo, na data marcada, mal se contendo de tanta curiosidade, abriu a mochila conforme as ordens do Senhor e descobriu que as duas pedras que carregara nas costas por um ano inteiro tinham se transformado em pepitas de ouro... , apenas duas pequenas pepitas.

Todos os episódios que vivemos na vida, inclusive os piores e mais duros de se suportar, são sempre extraordinárias e maravilhosas fontes de crescimento.

Temendo a dor, a maioria se recusa a enfrentar desafios, a partir para novas direções, a sair do lugar comum, da mesmice de sempre.

Temendo o peso e o cansaço, a maioria faz tudo para evitar situações novas, embaraçosas, que envolvam qualquer tipo de conflito.

Mas aqueles que encaram para valer as situações que a vida propõe, aqueles que resolvem "carregar as pedras", ao invés de evitá-las, negá-las ou esquivar-se delas, esses alcançam a plenitude do viver e transformam, com o tempo, o peso das pedras que transportaram em peso de sabedoria.

Como está sua mochila?

terça-feira, 6 de abril de 2010

Conselhos das Universidades de Harvard e Cambridge para melhorar a qualidade de vida

As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4- mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina.
E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

7- fazer refeições coloridas como o arco-íris.
Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha.
O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...
Leia um livro e memorize parágrafos.

11- usar fio dental e não mastigar chicletes.
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- rir.
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13- não descascar com antecipação.
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.
Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer.

14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- desfrutar de uma xícara de chá.
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- ter um animal de estimação.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18- reorganizar a geladeira.
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas
, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

19- comer como um passarinho.
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:


-comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidade de viver mais tempo.


Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...


É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:'

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

Teatro de bonecos

Você já pegou um boneco, de pano, papel ou de qualquer outro material, e lhe deu movimento, inventando histórias e brincadeiras divertidas para ele? Desde a Antiguidade o ser humano dá movimento a bonecos, imitando situações do dia-a-dia. Saiba um pouco mais sobre esta forma de arte.
____________________________________

Um boneco pode apresentar um ser humano, um animal ou seres imaginários. Quando é movimentado por alguém, ele se torna animado. Existem várias formas de animação, que podem ser feitas no teatro, na rua ou então diante das câmeras, na televisão e no cinema. A animação é parte muito importante em uma apresentação de bonecos. Muitas vezes o público esquece que há pessoas controlando-os ou então vestindo fantasias. Nessas ocasiões, os personagens parecem ganhar vida própria.
____________________________________

Personagem popular

O Polichinelo é um dos personagens mais famosos da história do teatro de bonecos. Sua fama começou apartir do século XVII, na Itália, quando o teatro se tornou popular. Ele tem nariz e barriga grandes, é corcunda e usa roupas bastante coloridas. Geralmente ganha uma voz fina e alta.
___________________________________

Movimentação de bonecos

A pessoa que movimenta o boneco é chamada de bonequeiro. A animação de bonecos pode ser feita de várias maneiras. O que vale é a criatividade e a habilidade de quem a faz.
Ao longo do tempo é o teatro que mais tem explorado a movimentação de bonecos, uma forma de arte bastante antiga.
Bastam alguns pedaços de pano ou de madeira, às vezes fios ou varetas, e uma história interessante para fazer um bom espetáculo.
As apresentações com os bonecos não precisam ser feitas necessariamente em um teatro. Elas podem ser realizadas em cenários improvisados ao ar livre, em ruas ou em escolas.
Conheça alguns tipos de bonecos com os quais se podem fazer divertidas peças teatrais.

Marionete

é um boneco de madeira, pano ou outro material, que fica suspenso por fios fixados em uma trave. Eles ficam presos na cabeça, nas mãos, nos joelhos e nos pés do boneco e, por meio deles, o bonequeiro o movimenta.

Boneco de sombra

O teatro com bonecos de sombra é considerado a principal forma de arte de Java, uma das ilhas da Indonésia. Ele existe desde o ano 100 e os bonecos são feitos de couro. Uma iluminação especial, com lamparinas, candelabros ou velas, produz o efeito das sombras. A movimentação é feita por vareta ou pela própria mão do bonequeiro, uma pessoa muito respeitada.

Boneco de vara

Esse tipo de boneco é controlado por varas ou varetas amarradas a seu corpo. Os mais simples podem ter apenas um cabo de vassoura ligado à cabeça. Os mais trabalhados tem varas na cabeça, nos braços e nas pernas, e precisam de várias pessoas para manipulá-los.
__________________________________________

História antiga

Na antiguidade já existiam atores que seguravam alguns bonecos controlados por fios e contavam histórias. Na Idade Média, a Igreja adquiriu muito poder e, por isso, os espetáculos teatrais abordavam apenas assuntos religiosos.
No século XVI muitos países europeus proibiram os espetáculos teatrais, pois suas histórias eram consideradas indecentes. A exceção foi o teatro de bonecos, que desse modo passou a ser um dos poucos divertimentos permitidos ao povo naquela época.

Marote

Esse tipo de boneco é como uma luva que a pessoa põe na mão. O marote pode ter forma de bicho ou de gente. Geralmente a pessoa que o manipula mexe apenas sua boca.

Boneco de vestir

É uma fantasia que a pessoa veste. Nesse caso a interpretação do ator é muito importante, pois quanto melhor ela for feita, mais real o boneco parecerá. Você pode ver esse tipo de boneco em eventos esportivos, shows especiais e até nas ruas, em datas especiais.

Fantoche

É um boneco de tecido que o ator/manipulador põe na mão. É preciso ser bem ágil para controlá-lo, pois com dois dedos se moviementam os braços do fantoche, e com outro se mexe a boca e a cabeça do boneco.
__________________________________________

Os bonecos no Oriente

O teatro de bonecos existe na China desde cerca de 1.000 a.C. Nessa época havia um bonequinho muito famoso, chamado Mestre Yan. Os relatos desse período afirmam que seus bonecos eram contruídos com perfeição.
Há uma história segundo a qual Mestre Yan teria sido convidado pelo rei chinês para uma apresentação. Durante o show, um de seus bonecos teria piscado de modo tão real para a esposa do governante que este condenou o boneco à morte.
No Japão o teatro de bonecos existe desde o século VIII. Uma de suas formas é o Bunraku: três pessoas controlam um boneco, que chega a um metro e meio de altura. Para que a movimentação seja perfeita é preciso muito ensaio.
______________________________________________

Bonecos no Brasil

Em nosso país um dos tipos de teatros de bonecos mais popular é o Mamulengo, comum nos estados do Norte e do Nordeste. Ele ganhou esse nome porque quando começou a ser apresentado em Pernambuco, no final do século XIX, as pessoas da região diziam que os artistas precisavam ter a "mão molenga", ou seja, mole. Elas se referiam à técnica para mexer os fantoches.
Geralmente as histórias são interrompidas por um apresentador esperto e contador de vantagens e que é um dos personagens mais conhecidos. Ele recebe nomes diversos, como Professor Tiridá, Benedito ou Simão.
Em Pernambuco, na cidade de Olinda, há outra forma de apresentação de bonecos: o desfile de bonecos gigantes. Ele é a principal atração do Carnaval. O Homem da Meia-Noite e a Mulher do Meio-Dia formam o casal mais famoso do evento.
Mamulengos - Os bonecos são feitos a mão e ganham diferentes formas.
_________________________________________

Teatro, televisão e cinema

A partir do século XVIII o teatro de bonecos começou a ganhar enorme popularidade na Europa. Peças de autores famosos, como do inglês William Shakespeare (1564 - 1616) e do francês Molière (1622 - 1673), foram encenadas principalmente por marionetes. Mas, aos poucos, essa fórmula cansou os espectadores, que deixaram de comparecer aos espetáculos. Para conseguirem sobreviver, os manipuladores de bonecos abandonaram as casas teatrais e os salões e passaram a atuar nas ruas, praças e feiras. Desse modo o teatro de bonecos tornou-se ainda mais popular.
Com o surgimento do cinema, no final do século XIX, e da televisão, pouco antes da metade do século XX, os espetáculos de bonecos ganharam outros palcos para aparecer.
Uma das turmas de bonecos mais famosas é a dos Muppets, criada pelo norte-americano Jum Henson no final dos anos de 1960. Eles estrelaram vários filmes e programas, como os Muppets Show, que pode ser visto até hoje na televisão a cabo, e o Vila Sésamo.
A partir da década de 1980 o avanço da tecnologia permitiu a criação de novas técnicas de animação de bonecos. No filme Gremlins, por exemplo, os monstrinhos que se multiplicavam sem parar eram inteiramente comandados por controle remoto. Na mesma época, o filme ET, o Extraterrestre conquistou o mundo. O personagem principal era um extraterrestre, na verdade uma fantasia vestida por um ator.
ET - O extraterrestre do cinema era interpretado por um ator que vestia a fantasia.

Já no seriado de TV A Família Dinossauro, atores se vestiam com os bonecos, mas os movimentos de suas cabeças eram todos feitos por controle remoto.
Muppets - Na década de 1960, eles eram controlados por fios. Hoje, por computadores.
______________________________________________
Fonte: Coleção para Saber Mais Recreio - Artes - Bonecos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tudo depende de mim...Charles Chaplin

"Hoje levantei pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite. É minha função escolher que tipo de dia terei hoje.
Posso reclamar que está chovendo ou agradecer as águas por levarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um teto para morar. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não sairem como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente, esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar a forma.
Tudo depende de mim..."

Charles Chaplin.